A governadora em exercício Celina Leão (PP) decretou, nesta quarta-feira (03), estado de alerta no Distrito Federal em decorrência das chuvas. Segundo o documento publicado em edição extra do Diário Oficial (DODF), a medida deve durar até março e mobiliza todos os órgãos para atendimento à população em situação de risco.
Entre a terça e a quarta-feira (02/03) a capital enfrentou intensas chuvas e estragos, especialmente na Vila Cauhy, no Núcleo Bandeirante. Segundo a Secretaria de Governo, até o momento, 15 regiões foram afetadas pelas chuvas.
“Estamos mobilizados desde o início das chuvas. Hoje criamos um grupo de trabalho e decretamos um alerta para que as secretarias e os órgãos de prevenção fiquem atentos, e estamos mapeando as regiões que tiveram mais danos, como na Vila Cauhy, Candangolândia, Arniqueira e Sol Nascente, e também fazemos alerta à população da continuidade das chuvas e do trabalho preventivo”, afirmou.
Celina e representantes dos órgãos do governo participaram de uma reunião de emergência para tratar sobre os temporais. A orientação é para que todos os órgãos de prevenção fiquem alerta. “Os órgãos responsáveis pelo atendimento da população em situação de risco devem cancelar férias de servidores e deixar equipes ‘de pronta resposta’.”
O Decreto nº 45.382 tem como objetivo dar celeridade nas respostas do governo em caso de fortes chuvas e outras ocorrências. Para isso, o DF foi dividido em 15 grupos multidisciplinares e foram designados responsáveis pela organização e envio de equipes para os locais afetados. O texto garante a mobilização de profissionais, veículos, equipamentos, maquinários e insumos necessários para o atendimento das ocorrências a qualquer hora do dia, sete dias por semana.
O grupo, liderado pela Secretaria de Governo, será responsável por mapear os pontos mais impactados pelas chuvas, emitir alertas diários e realizar reparos permanentes, especialmente nas áreas em obras, como o Sol Nascente. “A ideia é fazermos reparos permanentes, principalmente nas regiões em obras como o Sol Nascente. Nos últimos dois dias já choveu 80% de quase todo o mês de janeiro, vamos trabalhar na prevenção para preservar as vidas das famílias”, diz a governadora em exercício.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), desde o início de janeiro, já choveu mais de 80% do total esperado para todo o mês. Ao menos até amanhã (04), o Distrito Federal está em alerta laranja para chuvas intensas.
0 comentários:
Postar um comentário