Em uma área repleta de chácaras concedidas para a produção agropecuária, há 34 anos, em 25 de outubro, era fundada a região administrativa Samambaia. Seu projeto urbanístico foi iniciado em 1982 e após sete anos de obras, famílias que viviam em propriedades irregulares e cortiços espalhados pelo Distrito Federal passaram a ser realocadas na cidade inaugurada. Hoje, 247.629 pessoas vivem na segunda cidade mais populosa do DF. Com a chegada do aniversário, antigos moradores e recém-chegados celebram o conforto que o local proporciona.
Para quem está em busca de mais tranquilidade, Samambaia se mostra um excelente local, como conta Benedito dos Santos, de 57 anos, morador da região desde o início, há mais de três décadas. "Morei em vários locais, mas não troco aqui por mais nada. Tudo que eu preciso tem aqui, é um lugar tranquilo, existe uma variedade enorme de lugares para curtir com a família", relata. Ele comenta sobre como a região evoluiu com o passar dos anos e que, no começo, foi muito perigosa. Hoje tem se tornado um lugar mais seguro, sem contar com a limpeza das ruas, que, para ele, avançou muito.
A região também é rica em pessoas do bem. É o que fala o vendedor Michael Moreira, 24, que vive na cidade desde que nasceu. "Lugares lindos, cheios de áreas verdes para caminhar. Eu já sou pai de família e não me vejo morando em outro lugar", garante. O vendedor afirma que Samambaia é um ótima para uma família. "Temos escolas de altíssima qualidade, proporcionando um futuro melhor para nossas crianças", analisa.
Diferentes idades
Na RA, a maioria da população tem idade entre 30 e 39 anos, como a fonoaudióloga Lucilene Medeiros, que, aos 37 anos, relata ter adquirido uma identidade com a região em que vive há mais de uma década. "Não me vejo mais saindo daqui. Minha família adora este lugar, somos muito felizes. O ambiente é muito bom, aqui é perfeito pra mim", descreve. Segundo ela, hoje em dia não é mais necessário sair de Samambaia para resolver qualquer questão, porque a região disponibiliza tudo que seus habitantes precisam.
Para Kaio Vitorio, 18, que vive em Samambaia há cinco anos, a cidade é perfeita para todos, dos mais velhos aos mais novos. "Se eu fosse falar sobre os motivos para as pessoas morarem aqui, diria: 'venha, aqui você encontrará muitos lugares para se divertir, independentemente da sua idade e seus gostos, sem contar que a região está em desenvolvimento, faz com que ela tenha muitos empregos", recomenda.
Celebração
Músicos, atores e outros artistas unem estilos variados no evento de aniversário de Samambaia, que começou na quinta-feira, no estacionamento do Estádio Rorizão, ao sul da cidade, e vai até a próxima quarta-feira (25/10), das 14h até as 23h. As atrações incluem uma exposição de carros e motos, espaço para futevôlei, feira pet, aulões de academia, shows, praça gastronômica, feira de artesanato, brinquedos infláveis e peças teatrais.
O projeto é uma realização da Associação Amigos do Futuro, que tem o objetivo de estimular a economia local. Toda a programação é gratuita, mas é necessário a retirada de ingressos pelo Sympla. Segundo o organizador Fernando Borges, mais do que uma festa, o momento reafirma compromissos com a inclusão de pessoas com deficiência, além de apontar em direção ao futuro sustentável. "Será uma semana inesquecível de cultura, arte e diversidade, esperamos por todos", destaca.
"Nossa região é multiétnica e multicultural. A comemoração do aniversário de Samambaia reflete o nosso grande patrimônio, a diversidade", ressalta Risomar Carvalho, morador e presidente da Associação Comercial e Industrial de Samambaia.
0 comentários:
Postar um comentário