Quando devo procurar um cardiologista no Centro Clinico Samambaia


 

O mais comum é as pessoas procurarem um cardiologista somente quando estão com algum problema cardíaco ou ao menos com uma suspeita. Além disso, boa parte das pessoas enxerga o cardiologista somente como aquele profissional que acompanha a saúde de idosos.

Mas não é bem assim!

A cardiologia é uma especialidade importante em todas as fases da nossa vida, devido ao grande risco trazido pelas doenças cardiovasculares, que costumam ser silenciosas e não dar muitos sinais, até que estejam graves.

Nas próximas linhas você vai conhecer os sinais indicativos de que é hora de procurar um cardiologista e os riscos de não fazer isso.

Confira a leitura e aprenda a se proteger!

Quando é hora de procurar um cardiologista?

Quando falamos dos cuidados necessários para manter a saúde do coração e dos vasos sanguíneos, existem duas formas básicas de prevenção:

  • Prevenção primária: conjunto de cuidados – incluindo consultas, exames e mudanças de hábitos – que visam prevenir o surgimento de doenças e alterações, como no caso dos check-ups regulares, especialmente nos casos em que há a presença de fatores de risco.
  • Prevenção secundária: acompanhamento regular e periódico  de quadros cardiovasculares que já estão ocorrendo, a fim de reverter ou evitar possíveis complicações.

Principais sinais de problemas cardiovasculares

As doenças relacionadas ao sistema cardiovascular, em geral, costumam ser silenciosas e não darem muitos sinais, até que o quadro já esteja avançado e grave. Esse, inclusive, é tido pelos especialistas como um dos principais fatores que fazem com que essas doenças provoquem tantas mortes.

Porém, alguns sinais podem bons indicativos de que você precisa procurar um cardiologista, como:

  1. Dor no peito (especialmente do tipo peso e aperto).
  2. Falta de ar mesmo aos pequenos esforços.
  3. Cansaço excessivo sem motivo.
  4. Palpitações e batimentos cardíacos irregulares.
  5. Desmaios.
  6. Suor frio.
  7. Pele pálida ou azulada.
  8. Enjoo ou falta de apetite constante.
  9. Tosse seca duradoura.
  10. Urinar muitas vezes durante a noite.
  11. Inchaço em pernas, tornozelos e pés.
  12. Dores de cabeça sem causa aparente.
  13. Dor no pescoço e região do maxilar.

Alguns são mais frequentes que outros, com destaque para dor no peito, falta de ar, cansaço, tonturas e desmaios. Porém, todos eles podem indicar que há algo de errado com o seu coração.

Vale lembrar que esses sintomas podem também estar presentes em diversos outros quadros não relacionados ao coração, mas é sempre importante estar atento.

Caso você note a presença desses sintomas – principalmente de forma combinada –, essa é uma boa hora para procurar um cardiologista. Assim, você poderá eliminar a possibilidade de problemas no coração ou, se for o caso, já começar um acompanhamento e tratamento.

Marque a sua consulta e previna-se de futuras complicações

Agende agora mesmo:⠀⠀
☎ (61) 4042-1002 📲 (61) 99891-9507⠀⠀⠀⠀
🔗 www.centroclinicosamambaia.com.br⠀⠀⠀⠀
⠀⠀
Onde estamos: ⠀⠀
📍 Samambaia Sul - QS 122, Conjunto 3, Lote 01/06⠀⠀

Share on Google Plus

About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário