Logo do HTML Dog

Revitalizações marcam os 20 anos do Hospital Regional de Samambaia


 

O Hospital Regional de Samambaia (HRSam) terá o seu centro cirúrgico revitalizado, manutenção dos corredores e renovação da cozinha, onde são produzidas mil refeições por dia. As melhorias são realizadas no âmbito do contrato de manutenção assinado em 2022 e marcam os 20 anos da inauguração da unidade, comemorado em setembro. A primeira fase, envolvendo a ampliação do refeitório para servidores, foi inaugurada ontem (19), com a presença da secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.

“O que mais me dá alegria é olharmos para trás e vermos o crescimento do Hospital Regional de Samambaia”, afirma a gestora, que é ginecologista e atuou no HRSam nos primeiros anos de funcionamento. Lucilene Florêncio explicou que as melhorias em curso foram possíveis por conta dos investimentos que têm sido realizados em toda a rede da Secretaria de Saúde. “Nós temos trabalhado diuturnamente para entregarmos melhorias”, destaca, ressaltando os investimentos em medicamentos, insumos, tecnologias e infraestrutura predial.

De acordo com o diretor do HRSam, Luiz Claudio Agnello, o refeitório de servidores foi ampliado de 20 para 66 vagas, uma medida necessária por conta do reforço do quadro de funcionários, principalmente após a inauguração do anexo inicialmente chamado de “hospital acoplado”, em 2021, durante a fase mais crítica da pandemia de covid-19. Hoje, são cerca de 1.500 servidores para realizar serviços de atendimento de urgência e emergência, clínica médica, ginecologia e obstetrícia, exames de radiografia e ecografia, mastologia, cirurgia geral, cirurgia ginecológica e exames diversos, dentre outras atividades. O HRSam também conta com um banco de leite.


“São mais de 20 anos recebendo a população de Samambaia e do Entorno”, acrescentou o diretor. Ele destacou o número de cirurgias realizadas no HRSam, chegando a três mil por ano. Além disso, a unidade tem atuado como retaguarda para as unidades de pronto atendimento e, junto com o Hospital Regional de Taguatinga (HRT), compõem a Região de Saúde Sudoeste, uma área onde há a coordenação de mais de cem unidades da Secretaria de Saúde.

O evento no HRSam também contou com a presença do superintendente da Região de Saúde Sudoeste, José Williams Cavalcante; do secretário-adjunto de Assistência à Saúde, Luciano Agrizzi; do administrador regional de Samambaia, Marcos Leite; e do deputado federal Fred Linhares.

Manutenção predial

As adequações realizadas no HRSam são possíveis por meio dos contratos de manutenção regular assinados pela Secretaria de Saúde em 2022. Ao todo, a pasta fez um investimento de R$ 74 milhões para garantir o funcionamento de 297 unidades, somando 440 mil m² de área construída em todo o Distrito Federal.

As contratações agilizam serviços como ajustes de instalações de água e energia, pinturas, reformas de pisos, troca de janelas, entre outras melhorias. Os novos contratos atendem desde unidades básicas de saúde (UBSs) a hospitais, passando por policlínicas, laboratórios e centros de atenção psicossocial.

Share on Google Plus

About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário