Logo do HTML Dog

Criança autista foge de escola em Samambaia


Uma criança de 6 anos, aluno da Escola Classe 408, em Samambaia Norte, fugiu sozinho do local nessa quinta-feira (5/4) sem que fosse visto por qualquer funcionário. O menino atravessou a rua correndo e, segundo testemunhas, quase foi atropelado.


“Ontem pela manhã, como rotina, deixei ele na escola às 7h30. Por volta de 11h20, mais ou menos, ele fugiu em sentido a principal das 200/400 da Samambaia e atravessou as pistas, quase foi atropelado”, afirma.

O menor entrou em uma loja de móveis da região até ser amparado por um dos funcionários, que acionou a polícia. No primeiro momento, ainda de acordo com o relato da mãe, os policiais pretendiam levar a criança para o conselho tutelar, até que apareceu alguém da escola para o resgate e levaram o menino de volta.

Segundo Fabiane, no instante em que tudo acontecia, ela estava em uma reunião com a pedagoga da EC 408 e não teria sido informada sobre os fatos. “Ninguém me informou ou procurou para conversar sobre o ocorrido, só fiquei sabendo quando uma mulher que fazia panfletagem me perguntou se eu tinha achado ele, porque estava atravessando as pistas sozinho”, declara a dona de casa.

Ao questionar sobre o ocorrido, a mãe teria ouvido: “Só falaram que vão ficar mais atentos”, fala Fabiane. “Fui informada pela pedagoga que lá tem 16 câmeras, que o acesso fica na própria direção, mas ninguém viu meu filho fugir”, lamenta.

“Desde o começo do ano venho pedindo um monte de coisas pro meu filho: sala especial, adequação curricular, sala de recursos, fiz na ouvidoria, mas foi negado”, revela.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Educação, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria. O espaço segue em aberto para eventuais manifestações.

Por Metropoles
Share on Google Plus

About CRIATIVO PUBLICIDADE

1 comentários:

  1. Meu filho estuda nesta escola que foi inaugurada no ano passado e que possuía e possui escassos recursos. As verbas que recebe para suprir parte de suas necessidades são da Regional de Ensino ainda. Meu filho é autista e tem suspeita de outros transtornos. Somado ao incrível trabalho da professora Mafê , monitora Cris e os outros profissionais, faz terapia e toma medicamentos. Mas antes ... Meu filho passou por outras duas escolas de Samambaia, uma particular e outra pública. Em ambas, teve problemas de comportamento surreais e eu já estava desanimada por achar que não haveria uma escola que meu filho pudesse ser acolhido da melhor maneira possível. Ele sofreu muito. Todos os dias mal chegava e já tinha que ir embora... E a última escola, com vistas a se livrar do problema, sugeriu que meu filho fosse para a EC 408.
    Melhor decisão que tive no ano passado, sugerida pelo terapeuta dele e foi e tem sido um divisor de águas. Toda a Escola Classe 408, toda mesmo, da equipe de limpeza, merenda, professores, coordenação, secretaria, direção.... Fizeram e fazem um trabalho incrível junto às necessidades do meu filho e não só dele.
    É uma escola esplêndida, totalmente acolhedora, inclusiva e, a diretora Ana Kátia e a vice- diretora Cláudia são extremamente dedicadas.
    O portão da escola fica fechado e só abre quando alguém bate nele. Não sei como isso aconteceu com essa criança porque há uma preocupação extrema com a manutenção do portão fechado.
    Eu vi quando essa criança foi encontrada, pois estava buscando o meu filho. E percebi a aflição de todos. E o que eu tenho a dizer a essa mãezinha é que o filho dela está em uma das melhores escolas de Samambaia e que, assim como o meu filho tem uma monitora, tenho certeza que o seu filho também terá. Sugiro à equipe desse jornal que vá à escola para fazer uma reportagem sobre os grandes feitos dessa escola e dos profissionais que nela trabalham. É lamentável o fato ocorrido, mas não meçam a qualidade da escola por tal acontecimento.
    * Copiei esse meu texto de outro jornal e colei aqui, uma vez que se trata do mesmo texto que eu tinha lido.

    ResponderExcluir