Os novos beneficiários do programa Prato Cheio já podem fazer a retirada dos cartões. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em novembro, foram realizadas 27.047 novas inclusões, sendo 17.797 pessoas que estão recebendo o benefício pela primeira vez. São esses cidadãos que precisam ir a uma agência do Banco de Brasília (BRB) retirar o cartão que dará acesso ao crédito de R$ 250. A entrega do documento começa na quinta-feira (8/12).
Para confirmar a data e saber a agência do BRB onde será retirado o cartão, o beneficiário deve consultar o site GDF Social. As famílias em vulnerabilidade social receberão um crédito de R$250 por nove meses para comprarem alimentos no comércio local.
Têm direito ao benefício os moradores do Distrito Federal com renda familiar igual ou inferior a meio salário mínimo por pessoa, em situação de insegurança alimentar e inscritos no Cadastro Único ou no Sistema Integrado de Desenvolvimento (Sids) da Sedes. O cidadão deve solicitar o benefício no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), onde vai passar por uma avaliação da equipe socioassistencial.
Quanto aos 9.250 beneficiários que já receberam o benefício do Prato Cheio em outras oportunidades, devem utilizar o mesmo cartão do ciclo anterior. O crédito já está disponível. Por meio da Sedes, o Governo do Distrito Federal (GDF) liberou o pagamento para 85.990 famílias, no total.
Têm prioridade para receber o benefício as famílias monoparentais, chefiadas por mulheres, com crianças de até 6 anos, além daquelas que têm na composição familiar pessoas com deficiência ou idosas e pessoas em situação de rua, acompanhadas por equipes da assistência social e em processo de saída dessa condição. “Neste mês, foram realizadas mais de 27 mil novas inclusões para que mais famílias possam ser beneficiadas pelo Prato Cheio”, informa a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra. “Sempre reforço que esse não é um programa de transferência de renda, mas um auxílio para dar suporte às famílias em um momento de dificuldade. Nós aumentamos de seis para nove meses o período de concessão do benefício para que essas famílias tenham tempo de recuperar a renda e a autonomia – o que é um dos objetivos da política de assistência social.” Confira abaixo o calendário de entrega dos cartões, a ser realizada por ordem alfabética do primeiro nome do beneficiário:
Quinta (8/12): nomes iniciados em A e B
Sexta (9/12): nomes iniciados em C e D
Dia 12/12: nomes iniciados em E e F
Dia 13/12: nomes iniciados de G a K
Dia 14/12: nomes iniciados em L e M
Dia 15/12: nomes iniciados de N a R
Dia 16/12: nomes iniciados de S a Z.
0 comentários:
Postar um comentário