Samambaia completa 33 anos no dia 25 de outubro de 2022




 
Reportagem: Skartazini Arte e Comunicação

A 33 anos da sua criação, no dia 25/10/1989, quem conhece Samambaia/DF hoje nem imagina como esta cidade chegou a ser o que é e o que virá a ser! Conhecer o passado ajuda compreender o presente e vislumbrar o futuro. No 33º aniversário da cidade a Skartazini Arte e Comunicação elaborou esta reportagem extraída do projeto ‘Grande Quadro’, levantamento histórico, geográfico, estatístico e estético da região, inspirado na frase de Leon Tolstoi: ‘fale da sua aldeia e estará falando do mundo’.

Esta reportagem é patrocinada pelo Colégio e Faculdade CCI, cuja história se funde na história de Samambaia - RA XII/DF. O CCI é uma escola que proporciona conhecimento de qualidade aos estudantes, às famílias, à sociedade, com criatividade. Boa leitura!
Concepção e nascimento da cidade
Em 1978 o GDF instituiu o Plano Estrutural de Organização Territorial - PEOT, pelo qual, em 1981, elaborou o projeto ‘Samambaia - estudo preliminar’, ratificado em 1982. Em 1984 o governo vendeu lotes na Quadra 406 e Setor de Mansões Leste, hoje Taguatinga, para os primeiros moradores que em 1985 começaram a ocupar a nova cidade. Em 1988 foram construídas 3.381 casas pelo Sistema Habitacional de Interesse Social - SHIS, com financiamento do BNH, para servidores públicos de baixa renda.
Samambaia - RA XII/DF foi oficializada a 25/10/1989, pela Lei nº 49/89 e Decreto 11.921/DF, assinado pelo então governador Joaquim Roriz, ‘para assentar famílias carentes oriundas de invasões, cortiços e inquilinos de fundo de quintal’. De 1989 a 1992 a região, que tinha em torno de cinco mil habitantes, passou a ter mais de 161 mil. Segundo a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios - PDAD, Samambaia tem hoje 232.893 habitantes, em seus 102,64 km² de superfície, no Distrito Federal.
‘O meio ambiente começa no meio da gente’ - TT Catalão
O nome da região vem do ‘Córrego Samambaia’ em cujas margens há essa vegetação nativa. A altitude varia de 970 a 1.260 metros do nível do mar. O clima ‘tropical de altitude’ concentra chuvas no verão, com temperatura média de 22º C, e seca no inverno, com temperatura média de 18º C. No ‘latossolo vermelho escuro’ tem cerrado ralo, campo limpo e mata de galeria junto a córregos e rios. Samambaia, Ceilândia e Taguatinga dividem a Área de Relevante Interesse Ecológico - ARIE JK.
Milhares de casas e prédios, urbanização e mobilidade urbana, equipamentos públicos, indústria, comércio, etc., impactam o meio ambiente original. A ÁRIE JK foi criada para proteger e preservar fauna e flora do cerrado, recursos hídricos, etc. Contém os parques Boca da Mata, Três Meninas e Gatumé. Em 2008 iniciou a verticalização arquitetônica da cidade, com grandes edifícios condominiais, alterando o perfil social, econômico e cultural dessa população diversa, multiétnica, multicultural...
Desenvolvimento social, econômico e cultural
A primeira grande conquista socioeconômica dessa população foi obter seu ‘lugar ao sol’. Famílias ‘flutuantes’ que viviam em invasões e fundos de quintal passaram a ter endereço fixo, CEP... “A ‘casa própria’ define as classes sociais em invasoras, inquilinas e proprietárias”, explica a geógrafa Marília Luiza Peluso, na sua tese ‘O morar na constituição do espaço urbano’, feita por amostragem familiar no surgimento de Samambaia - RA XII, a 12ª Região Administrativa do Distrito Federal.
Com endereço fixo as famílias passam a ter mais acesso à educação, saúde, segurança, transporte, cultura, esporte, lazer, ocupação, trabalho, renda, consumo, produção... Elevaram-se os ‘Índices de Desenvolvimento Humano - IDH’, rumo ao tão desejado ‘mundo melhor’. Comércio, construção civil, serviços públicos, pequenas indústrias, empreendimentos e prestação de serviços empregam hoje, na própria região, mais de 31% da População Economicamente Ativa - PEA, elevando a ‘qualidade de vida’.
Porque conhecer Samambaia?
Samambaia é a primeira da segunda geração de cidades do Distrito Federal. Nasceu planejada, como Brasília. Tem amplas avenidas com largas vias de acesso, metrô, comércio pujante, escolas, faculdades, espaços esportivos e culturais, feiras, parques, praças, monumentos... Tem uma população aguerrida, que luta pelo que quer na vida!
A cidade recebeu duas honrarias internacionais:
- ‘Prêmio Internacional de Dubai/2002’, nos Emirados Árabes, concedido pelo Centro Habitacional das Nações Unidas para as melhores práticas de assentamento humano e melhorias no ambiente de vida;
- ‘Menção Honrosa Metrópolis Awards/2005’, concedida por essa associação mundial com sede em Berlim, Alemanha, que promove a cooperação entre as cidades e o encontro trianual para divulgar os melhores projetos de urbanização.
Criado pelo artista plástico e jornalista Élton Skartazini, pioneiro na região, o projeto ‘Grande Quadro’ partiu da elaboração do quadro ‘Samambaia 1989’, certidão de nascimento da cidade, desenhado exatamente no dia 25/10/1989. Saiba mais!
Fontes:
Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios - PDAD, CODEPLAN/GDF
Apostila do arquiteto José Ális, primeiro morador de Samambaia/DF
Projeto Grande Quadro: história, geografia, estatística e estética de Samambaia/DF
Share on Google Plus

About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário