Calhou de o conteúdo sobre o Brasil Império ser ministrado às turmas do 8º ano do CEF 404 de Samambaia no início do segundo semestre – junto com as comemorações do segundo centenário da Independência do Brasil. A professora de história, Jeidma Marinho, comentou a coincidência em sala de aula. Um estudante disse que viu as moedas comemorativas do Banco Central sobre o tema e sugeriu que a escola produzisse algo parecido.
Foi assim que surgiu a centelha que disparou um projeto muito bem sucedido na escola de Samambaia. Jeidma colheu com as turmas sugestões sobre o que fazer. Uma delas foi a de se editar um jornal. Proposta aceita.
“Daí eu abri 47 vagas para quem quisesse participar desse projeto. Dividi esses alunos em equipes com 4 pessoas, dei um tema para cada equipe, e juntei todo mundo num grupo no Whatsapp. Lá eu enviava textos, sugestões de leituras, sites para pesquisa e material para fomentar a curiosidade e a pesquisa desse pessoal”, conta, entre empolgada e orgulhosa, a professora.
O grupo do zap foi o lugar onde se decidiu, em votação, o nome do jornal. Venceu “A Voz do Império”.
Paralelamente a esse projeto, as turmas do oitavo ano visitaram o Museu da Imprensa Nacional, no Setor de Indústrias Gráficas, onde viram todas as etapas de confecção de um jornal desde a época de D João VI, em 1808, até os dias atuais. “Houve a mistura da História da Imprensa com a História do Brasil, justamente dentro do período em que eles estavam estudando (Brasil Império). O pessoal ficou encantado com todos os detalhes dessa visita, desde sair de Samambaia até as minúcias do projeto arquitetônico do prédio da Imprensa Nacional”, lembra Jeidma.
A professora conta que a construção do jornal foi 100% coletiva, e chegou a envolver outros professores. Os estudantes produziram os textos, a professora de português fez a revisão dos textos e Jeidma e mais dois estudantes fizeram a diagramação do conteúdo no aplicativo Canva. “E aí surgiu esse trabalho. Estamos todos apaixonados!”, derrete-se, já emendando a explicação: “Quando os estudantes viram o trabalho pronto ficaram com os olhos brilhando, estão maravilhados.”
A Voz do Império – Edição comemorativa e reflexiva
O site do Sinpro conseguiu com exclusividade a edição em PDF do jornal produzido pela turma do CEF 404 de Samambaia (com os devidos agradecimentos à professora Jeidma e seus alunos). Clique aqui para baixar o seu exemplar!
Em 12 páginas, a edição de A Voz do Império traz vários aspectos da Independência do Brasil. Reflexão é a ideia que permeia todas as páginas dessa publicação. Todos os textos fazem pensar e refletir. Logo na primeira página, ao lado das duas imagens icônicas dos imperadores brasileiros, a turma do 8ºG faz uma observação que flerta com conhecimentos de análise do discurso: “As imagens dos dois imperadores são retratadas de formas diferentes, o pai D. Pedro I está sempre referenciado como jovem, e o filho D. Pedro II é representado como um ancião, apesar de ter se tornado imperador aos 14 anos de idade”. O texto busca entender os motivos dessas
A página 2, que traz o editorial, abre com uma frase de Conceição Evaristo: “O que os livros escondem, as palavras ditas libertam”. No editorial, a professora Jeidma conta como foi a elaboração do jornal e traz outra importante reflexão: “O nosso Brasil precisa resgatar a autonomia do povo, precisamos de mais Políticas Públicas que promovam a igualdade racial e a de gênero, precisamos exterminar o racismo, a homofobia, o machismo, e tantas outras discriminações estruturais. Precisamos urgentemente de alimento, bem como do resgate dos nossos símbolos nacionais covardemente usurpados pelo Fascismo.”
As páginas internas trazem textos sobre a participação das mulheres na independência, as consequências externas e internas da independência, uma entrevista com o patrono da Independência José Bonifácio (“As meninas pesquisaram sobre o pensamento de José Bonifácio, sua vida e participação na política do Império, e eu pedi que, baseadas no que leram, elas imaginassem as respostas de uma hipotética entrevista, caso elas viajassem para o além e pudessem entrevistá-lo”, conta Jeidma, que dessa forma trabalhou o gênero textual entrevista com quatro alunas do 8ºE), e um texto genial que compara o famoso quadro Independência ou Morte, de Pedro Américo, à perfeição ostentada em posts de influencers do Instagram.
Nas outras páginas, temas do Segundo Reinado: Guerra do Paraguai, escravidão, preconceito e racismo, curiosidades sobre D Pedro II e uma pesquisa entre os estudantes do Fundamental II sobre monarquia ou república. “Muitos dos estudantes não sabiam a diferença entre monarquia e república”, conta Jeidma. A última reportagem conta sobre a visita das turmas de 8º ano do CEF 404 de Samambaia ao Museu da Imprensa Nacional. A contracapa do jornal ainda traz passatempos.
Evento de lançamento
Esta primeira edição terá lançamento na próxima semana (quando o país celebra o segundo centenário do sete de setembro de 1822) num evento com café da manhã com os estudantes, e posteriormente trabalhar esse conteúdo com todas as turmas do Ensino Fundamental II.
Didática
Com a edição do Voz do Império, Jeidma fomentou em seus estudantes o interesse pela pesquisa: “eles vão entendendo como a história é feita pesquisando documentos, outros textos e colocando a visão e a própria vivência de quem está escrevendo. Nesta edição, focamos bastante a questão da invisibilidade das mulheres na história e o papel delas na independência. Vários aspectos dessas questões foram questionados por eles, durante a pesquisa.”, explica a professora.
Segundo a docente de História, o projeto teve a participação de vários professores e da direção da escola: “o professor de geografia esteve conosco na visita à imprensa nacional, a professora de português fez a revisão, direção, coordenação, todos se envolveram bastante e receberam com muito carinho esse projeto.”
Os estudantes gostaram tanto de fazer o jornal que já estão planejando uma segunda edição para o 4º bimestre, cujo tema será Consciência Negra – para celebrar o nascimento de Zumbi dos Palmares.
Fonte: SINPRO-DF
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