Logo do HTML Dog

Litro do leite em Samambaia chega á R$8,50


O aumento absurdo do preço do leite virou um dos principais assuntos do país nos últimos dias. Em alguns supermercados, já há marcas vendendo o litro do leite a R$ 8,49 em Samambaia. Mas o que explica o motivo do leite estar tão caro? E quando afinal, os preços vão começar a cair?

e janeiro até junho deste ano, o leite longa vida ficou 28,5% mais caro, de acordo com dados do IPCA-15, que mede a inflação até o último dia 15. Só nos últimos 30 dias, a alta calculada foi de 3,45%, ou seja, bem acima da média dos alimentos no período que subiram 0,25%.

O período seco do inverno tradicionalmente já é o responsável pelo aumento do preço do leite, isso porque o pasto fica mais escasso, o que prejudica a produção leiteira. Este ano o principal motivo é o La Ninã – fenômeno climático que acentua a seca da estação, e ainda a disparada dos preços dos combustíveis e fertilizantes, devido a guerra na Ucrânia.

A pesquisadora Natália Grigol, do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Ceapa), da Esalq/USP, diz que os custos da produção subiram nos últimos três anos – o que levou pecuaristas a abandonarem a atividade ou reduzirem os investimentos.

Ela pontua que a consequência disso é a dificuldade da estrutura produtiva em aumentar a oferta do leite, e devido a esse fato o preço está se elevando desde janeiro.

Share on Google Plus

About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário