Logo do HTML Dog

Arte e cultura desenvolvida por Risomar Carvalho

A trajetória profissional e política de Risomar Carvalho tem íntima relação com o fazer, usufruir e investir na arte e cultura. Filho de família de baixa renda, na adolescência percebeu o poder da risada e se tornou o Palhaço Sorriso, atuando com sua trupe em festas de aniversário, shoppings e no Parque Vai Quem Quer, em Taguatinga/DF. Assim se divertia, alegrava as pessoas e obtinha alguma renda para ajudar sustentar a família.

Pioneiro em Samambaia/DF, a partir de 1989 Risomar Carvalho se uniu ao movimento folclórico, com grande potencial artístico, cultural, de lazer e inclusão social. Promoveu ‘arraiás nas quadras’ fortalecendo as prefeituras comunitárias, que ele ajudava a criar. Criou a Rádio Popular FM, levando informação, diversão e arte à população, bem como ajudando artistas a gravarem e se lançarem no mundo da arte e entretenimento.
Já nos anos 2000, com a quadrilha junina Si Bobiá a Gente Pimba, participou da criação do Instituto de Arte Cia e Cidadania - IACC, responsável pela realização de cursos de formação artística e profissional, shows, feiras de arte e cultura, festivais de música, etc., fortalecendo a cena cultural em Samambaia, no Distrito Federal e Entorno. Seu trabalho era elaborar projetos, buscar recursos, organizar equipes e prestar contas.
Como agente cultural, em setembro de 2007 participou do 1º Seminário de Cultura da região, no qual se criou o Conselho Regional de Cultura incumbido de coordenar a luta pela implantação do Complexo Cultural Samambaia. Como administrador regional, entre 2011 e 2014 destinou a área, definiu projeto arquitetônico, obteve recursos e acompanhou o inicio da construção desse espaço, inaugurado a 15/12/2018.
"Antes pensávamos em criar uma ‘Casa da Cultura’. Mas o movimento cultural e a sociedade em geral nos fez perceber a necessidade de um ‘Complexo Cultural’, para abrigar e difundir a diversidade do fazer e usufruir, em todas as artes. Se deputado distrital me empenharei ainda mais para consolidarmos a região como polo produtor e irradiador de arte e cultura, com impacto na economia criativa”, diz Risomar Carvalho.
Mais informações: (61) 9 9137.4632 (Márcia Oliveira) e 9 9144.6771 (Risomar)
Élton Skartazini + 55 (61) 9 9908.4963
Share on Google Plus

About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário