Logo do HTML Dog

Projeto mobilizará a cultura de Samambaia




 Em junho, Samambaia recebe o “Peça Show”, um projeto que reúne teatro, música, debates e oficinas em uma mesma ação cultural. Na prática, uma programação divertida de três dias, fruto da interação entre artistas, lideranças locais, crianças e adolescentes de Samambaia/DF.

 

A primeira fase do projeto conta com uma seleção aberta para artistas que queiram participar da programação, que contará com uma apresentação teatral, um debate com a comunidade e um show musical.

 

Se você é um artista local e/ou tem um número cênico, basta acompanhar as redes sociais do “Peça Show” e se inscrever para a seletiva. Ao final do período de inscrições, o público irá votar pela internet nas atrações inscritas e as mais votadas se apresentarão com toda a infraestrutura de palco e produção, além de divulgação e cachê de R$3 mil Reais, cada uma. Isso mesmo! As atrações cênica e musical serão de artistas da cidade escolhidos através de enquetes nas redes sociais. Por mais que o projeto tenha atenção voltada a residentes de Samambaia, artistas cênicos e musicais de qualquer local do DF poderão inscrever seus trabalhos. 


MAIS DO QUE EVENTO CULTURAL, UMA AÇÃO SOCIAL

 

A união de três trabalhadores do mercado criativo do DF culminou na formação da equipe do “Peça Show”. Guilherme Machado, Fábio Luiz e Sissa Santos formam o time que encabeça o projeto. Esse time é composto por um geógrafo de formação especializado em gestão cultural e economia criativa; um comunicador e comunicólogo experiente em eventos e ações culturais e uma internacionalista, artista e trabalhadora do mercado cultural. O evento foi contemplado pelo FAC/DF – Edital Ocupação 2019.

 

Na fase de pesquisa foram escolhidas também instituições parceiras: a Escola Classe 303, que terá sessão exclusiva aos alunos, juntamente com a  Casa Azul, que também receberá doações recebidas durante o evento

 

No Distrito Federal e entorno há uma intensa produção artística sem acesso a essa estrutura. Não se trata somente de espaço físico, necessitando de teatros com qualidade de equipamentos, acessibilidade e conforto, mas também da produção de uma boa divulgação e pela ação positiva do evento cultural em cada local onde se realize. Se por um lado há excelentes teatros disponíveis, por outro estes estão concentrados em regiões centrais e muitas vezes inacessíveis aos públicos das outras cidades e do entorno. 

 

“A cultura é algo transformador, principalmente com crianças e adolescentes. O Peça Show é um sonho que se realiza, principalmente com o nosso futuro que depende cada vez mais da cultura”, lembra Fábio Luiz, um dos produtores do projeto.

 

SAMAMBAIA, UM CELEIRO CULTURAL

 

Criada em outubro de 1989 para assentar famílias de baixa renda oriundas de invasões e fundos de quintal, Samambaia encontra-se hoje em constante ascensão social e econômica, sendo a quarta Região Administrativa mais populosa do Distrito Federal, predominantemente composta por jovens. Verifica-se na cidade uma efervescência artística intensa, diversificada e surpreendente, síntese da população multiétnica e multicultural. As manifestações estão ligadas a teatro, cinema, cultura popular, religião, cultura de massa, cultura urbana, educação e luta pela inclusão social. Em comum, a criatividade dos artistas, busca de oportunidades, reconhecimento e valorização. Obras artísticas da cidade são reconhecidas no DF, no Brasil e em diferentes países.

 

A primeira vez que se falou de implantar um equipamento público cultural em Samambaia foi em 2007, uma vez que a cidade não dispunha de qualquer espaço público fixo de fruição cultural. A partir daí, iniciou-se uma batalha encampada pelo movimento cultural, diverso e efervescente, pelo conselho de cultura local, simpatizantes e apoiadores da arte na e da cidade. O movimento artístico local cresceu, tomou corpo, passou a ter cada vez mais adesões e participação em saraus, acampamentos e diversas ações, proporcionando hoje um local que torna os bens culturais mais acessíveis à população.

 

Inaugurado em dezembro de 2018, o Complexo Cultural Samambaia é um centro cultural que dispõe de toda a infraestrutura para realização de apresentações artísticas de todas as áreas. Com instalações de palco, auditório, salas de dança, vídeo, teatro, o espaço está completamente preparado para a realização de nossa ação.

 

A escolha de Samambaia como local para receber as ações do “Peça Show” se dá por essa identidade cultural forte e continuada. O desenvolvimento de uma cultura local potencializa a organização social e a democracia, e este só pode ocorrer a partir da integração dos artistas, criadores dos símbolos da linguagem e os atores sociais e políticos de seu contexto.

 

“Após quase dois anos fechado, o Complexo Cultural de Samambaia reabre oferecendo cultura e diversão. Durante esse tempo, profissionais da cultura foram obrigados a mudar de cidade, desistir de projetos e até de abandonar a área cultural. É com esse sentimento de urgência de resgate desses profissionais que o Peça Show acontece, buscando mostrar para as crianças e jovens da cidade que a cultura e a economia criativa são um caminho de vida, e que apesar de tudo, resistiremos!”, reforça Guilherme Machado, gestor cultural do projeto.

 

“PEÇA SHOW”

Inscrições para Grupos/Artistas de Teatro e Música: 

@pecashowdf

Site: https://pecashow.com.br/ 

 

Programação:

Dias 09 e 10/06/2022 - Ações específicas para crianças da EC 303 e Casa Azul

Dia 11/06/2022 - Ações abertas à comunidade de forma gratuita

 

FICHA TÉCNICA

Núcleo Administrativo:

Gestor Cultural: Guilherme Machado 

Produtor Executivo: Fábio Luiz 

 

Núcleo Técnico:

MH Cenografia 

Pan Sonorização 

 

Núcleo de Comunicação:

Gestão de Mídias: Agência 4X 

Assessor de Imprensa: Josuel Junior 

Fotógrafo: Cássio Marinho 

 

Núcleo Pedagógico/Oficinas:

Mamulengo Fuzuê 

Sissa Santos 

Curumim Cultural 

Casa Azul 

EC 303 de Samambaia

 

*Este projeto conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.

Share on Google Plus

About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário