Logo do HTML Dog

Informação em todo lugar por um trânsito mais seguro em Samambaia


 

Formar condutores conscientes é o objetivo do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran). Pensando nisso, o órgão tem estado presente de muitas formas na vida dos motoristas e também dos futuros motoristas de Brasília, sempre para cravar a importância de se dirigir com segurança.

Também existem as blitze educativas, realizadas rotineiramente nas vias das regiões administrativas do DF. Nesta segunda-feira (14) foi a vez de Samambaia Sul. Os temas tratados foram o uso do celular ao volante e o respeito ao ciclista e ao motociclista.

De acordo com o chefe do Núcleo de Campanhas Educativas do Detran, Miguel Videl, que coordenou o trabalho nesta manhã, um condutor de veículo leva quatro segundos para olhar uma mensagem no celular. Nesse período o carro avança entre 40 e 60 metros e é como se o motorista estivesse sem visão.

O motorista José Antônio Gomes, parado na blitz educativa para receber orientações, disse aprovar a iniciativa. “Acho importante, as campanhas para esclarecer a população são sempre muito importantes”, opinou.

O motociclista Diego Alves lembrou a necessidade de os condutores e pedestres fazerem sua parte para um trânsito mais seguro. “Muitos motociclistas fazem jus às multas que recebem, mas ainda bem que também existem muitos que andam regularmente”, lembrou o condutor.

“O Detran tem priorizado nos últimos anos uma intensa campanha educativa em todas as áreas. Com muita educação, estamos introduzindo uma mudança de cultura nos motoristas do DF”, disse o diretor-geral do órgão, Zélio Maia.

Estudantes

As campanhas educativas deste ano do Detran têm como um dos principais alvos os estudantes. Para eles foi elaborada a campanha Detran nas Escolas. A iniciativa forma professores para que funcionem como agentes multiplicadores nas escolas do DF, conscientizando os alunos da rede pública acerca das regras de segurança no trânsito.

A campanha teve início em todas as regiões administrativas da cidade antes da volta às aulas. Enquanto os pais eram orientados sobre o cuidado ao dirigir próximo às escolas, as crianças aprendiam a atravessar as vias somente nas faixas de pedestres e somente depois de dar sinal de vida.

Ciclistas

Para manter a queda das mortes de ciclistas no trânsito, o trabalho voltado para esse público será intenso em todas as mídias. Marcelo Granja destaca a campanha Bike em Dia, já iniciada, e que prossegue durante todo o ano. A iniciativa consiste em orientar os ciclistas em ciclovias e ciclofaixas, em horários específicos, pela manhã e no fim da tarde, sobre segurança no trânsito. Enquanto o condutor é orientado, a bicicleta ganha uma pequena revisão.

“De 2020 para 2021 tivemos uma redução de mortes no trânsito na ordem de 26%. Fazendo um recorte nos diversos modais, o ciclista foi o mais beneficiado pelas políticas adotadas na área de educação, não só pelo Detran, mas por todo o Governo do Distrito Federal”, afirma Zélio Maia.

“Houve uma ampliação da malha cicloviária”, ele ressalta, “e com apoio do Detran, do DER e da Polícia Militar temos experimentado reduções sistemáticas ano a ano de mortes de ciclistas no trânsito. Nesse modal, tivemos uma diminuição entre os anos de 2020 e 2021 de 58% das mortes. Em 2020 tivemos 19 mortes. Em 2021, foram oito mortes.”


Share on Google Plus

About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário