Logo do HTML Dog

Fevereiro deve ter chuvas acima da média histórica no DF, prevê Inmet


 Segundo instituto, janeiro teve precipitação média dentro do esperado. Instituto emitiu alerta amarelo de perigo de chuvas intensas até quarta-feira (2); veja previsão.

Fevereiro de 2022 deve ter chuvas um pouco acima da média histórica no Distrito Federal, que é de 183 milímetros, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O mês se inicia com previsão de águas características do verão – intensas, mas de pouca duração.
A precipitação já começa nesta semana, e o Inmet emitiu alerta amarelo para risco de chuvas intensas até quarta-feira (2) (veja detalhes abaixo). "A previsão é que o mês de fevereiro seja chuvoso, mas dentro da normalidade ou um pouco acima da média prevista para o período", diz o meteorologista Mamedes Melo.
Segundo o especialista, janeiro foi um mês de chuvas dentro do esperado. A primeira quinzena foi marcada por muita água. Já os últimos 15 dias foram de calorão.
Em 24 de janeiro, foi registrada a maior temperatura para o mês desde 2020, com 32,7°C, medidos na estação Águas Emendadas, em Planaltina.
Ao todo, duas estações registraram chuvas acima da média no mês passado, que é de 209,4 mm. Por outro lado, três tiveram níveis abaixo do esperado.
La Ñina
De acordo com Mamedes Melo, o fenômeno La Ñina continua interferindo no tempo da capital e de todo o Brasil. O meteorologista afirma que a previsão é que o fenômeno se dissipe entre março e abril.
“O [fenômeno] La Ñina concentra mais o fluxo de umidade na região central do Brasil, o que inclui o Distrito Federal, e potencializa outro fenômeno que é a Zona de Convergência do Atlântico Sul, ocasionando mais chuvas”, explica.
Para esta semana, a previsão é de que as chuvas aumentem gradativamente até o fim de semana, segundo o Inmet. Ao longo dos próximos dias, estão previstas pancadas de chuvas com trovoadas isoladas e rajadas de vento concentradas no período da tarde e noite.
Também há a possibilidade de queda de granizo. O alerta amarelo de perigo de chuvas intensas emitido nesta terça (1º) é válido até às 10h de quarta. Nesse período, a previsão é de precipitações de 20 a 30 milímetros por hora ou até 50
Share on Google Plus

About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário