Logo do HTML Dog

Hemocentro precisa de doação de sangue e pede ajuda da população


 

Responsável por abastecer todos os hospitais da rede pública e os conveniados da rede privada, a Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) sofre com a redução de doações de sangue no Distrito Federal. O problema é sazonal e ocorre no período de férias. Com os estoques diminuindo, procedimentos de rotina e cirurgias eletivas, que dependem de transfusões, ficam comprometidas e podem até mesmo não acontecer.

De acordo com a chefe da Seção do Ciclo do Doador da Fundação Hemocentro de Brasília, Kelly Barbi, toda doação é importante e há uma diretriz para minimizar o impacto nesses momentos de desabastecimento. "Como sabemos que haverá uma redução, adotamos estratégias preventivas. Entramos em contato com os doadores por telefone e e-mail para lembrá-los de voltar ao Hemocentro, de colocar esse gesto na agenda antes da viagem de férias", afirma.
O advogado Flávio Benedito de Lima, 55 anos, morador de Luziânia (GO), reservou a manhã de ontem para fazer a sua parte. Após ter recebido a informação sobre a situação das doações, não perdeu tempo. "Eu doo com frequência e aí eles me ligaram para fazer o agendamento. Falaram que o estoque está baixo e que necessitavam de doação de sangue", disse. "A gente doa por conta do bem-estar que causa na pessoa e para poder salvar vidas, ajudar o próximo", destacou Flávio.
Necessidade
Entretanto, nem sempre a mobilização é suficiente. "Atualmente, os grupos sanguíneos negativos estão em níveis baixos, especialmente os grupos O e B negativo", alerta a chefe da Seção.
Share on Google Plus

About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário