Logo do HTML Dog

Bebê nasce em banheiro do Hospital de Samambaia após mãe não conseguir atendimento



Uma mulher de 37 anos deu à luz, nesta segunda-feira (29), em um banheiro do Hospital Regional de Samambaia, no Distrito Federal. A mulher entrou em trabalho de parto, por volta das 9h, e sem conseguir atendimento na rede pública de saúde, o bebê nasceu sem acompanhamento médico.

O pai da criança, de 32 anos, que prefere não se identificar, registrou em vídeo o momento do nascimento do filho (assista acima). Mãe e filho passam bem.

 Ele contou que a esposa chegou ao hospital sentindo muita dor. "Ela estava pedindo socorro, gemendo de muita dor e sofrendo. O que nos falaram era que o plantão estava restrito e não tinha atendimento".

Nesse momento, segundo o homem, a bolsa da mulher estourou. Mesmo assim, segundo ele, uma enfermeira disse que o parto ainda demoraria cerca de duas horas para acontecer, entregou uma fralda para a mulher e pediu para ela se trocar no banheiro.

"Escutei minha mulher gritando. Na hora que entrei [no banheiro], coloquei a mão entre as pernas dela e a cabeça do meu filho ficou na minha mão", detalhou o pai.

 

Nesta terça-feira (30), o secretário de Saúde, Manoel Pafiadache, fez uma visita ao recém-nascido. "Precisamos rever alguma coisa que possa ter acontecido. Mas, o mais importante é que eles estão bem, com saúde e foi o que eu vim assistir de perto aqui", disse.

De acordo com o homem, os problemas com o serviço público de saúde da capital começaram em casa. Ele conta que, às 8h, ligou para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e solicitou uma ambulância para levar a mulher ao hospital.

Porém, ele disse que não conseguiu o atendimento e que foi informado de que o parto demoraria. Como a esposa estava sentindo dor, o pai decidiu levá-la à unidade de saúde em uma motocicleta.

"Fomos tratados como fantasmas, como se fossemos invisíveis. Não acreditaram na gente em nenhum momento", lamentou.

 

"A direção do Hospital Regional de Samambaia (HRSam) esclarece que, na manhã desta segunda-feira (29), recebeu a paciente V.M.J, gestante de 36 semanas, queixando-se de dores abdominais e contrações. Imediatamente a paciente foi acolhida, recepcionada pela equipe multiprofissional do hospital, classificada e informada de que - em função da escala de plantão - os dois médicos que estavam na unidade no momento estavam em procedimento. Assim, ela teria que aguardar.

Ao ser informado desta situação, o companheiro da paciente, que a acompanhava no momento, se exaltou contra a equipe da unidade, momento em que a bolsa da referida paciente estourou. Pelos protocolos hospitalares, uma gestante que chegue a esta condição deve ser internada imediatamente, para que o parto seja realizado. Contudo, não houve tempo hábil para internação pré-natal, visto que enquanto a técnica em enfermagem do HRSam foi chamar o médico e a paciente estava vestindo um avental cirúrgico para ser internada , a criança começou a nascer.

O bebê foi aparado pela própria técnica de enfermagem, que finalizou o parto e conferiu os sinais vitais da criança, e ambos foram internados no HRSam, onde permanecem recebendo toda atenção e cuidado.

A Secretaria de Saúde, na pessoa do secretário general Manoel Pafiadache, lamenta o ocorrido e se coloca à disposição para ceder quaisquer respostas sobre esta situação, uma vez que foi aberto um boletim de ocorrências para a apuração do caso".

FONTE: G1 DF


Share on Google Plus

About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário