Logo do HTML Dog

Chuva no DF volta com força total em outubro


A partir de hoje, a seca, o calor e os dias abafados voltam a castigar o dia a dia do brasiliense. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) as chuvas tão festejadas que caíram desde a última sexta-feira até ontem, só voltam de forma permanente na segunda quinzena de outubro. Segundo o meteorologista Olívio Bahia, ontem foi um dia de alerta para possíveis pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A partir de hoje, os dias secos e sem chuvas estão de volta. A previsão do Instituto é que dias nublados só voltem à cidade a partir de 03 de outubro. Olívio alertou que o desmatamento pode aumentar em até cinco graus a temperatura. “Quando uma área de cerrado é desmatada e construída, a diferença de temperatura pode variar de dois a cinco graus”, explicou. O Dia do Cerrado foi comemorado no dia 11 de setembro. Mas temos pouco o que comemorar. Mais da metade desse bioma já foi destruído devido às queimadas e desmatamento.

Após três meses de estiagem, e com as primeiras chuvas caindo na capital na última sexta-feira (24) e no fim de semana, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) já prepara ações preventivas de conscientização com relação aos cuidados durante o período chuvoso. As estratégias são voltadas, principalmente, para a segurança da população, a fim de evitar acidentes que poderiam ser prevenidos com cuidados básicos.

Nas forças de Segurança Pública, a integração para o tempo de chuvas está em andamento e acontece pelo Centro de Operações Integradas (CIOp), que deverá unificar o CBMDF, o Departamento de Trânsito da capital (Detran) e a Defesa Civil. No ano passado, a época das chuvas mais intensas começou no 18 de novembro, de acordo com o coronel Alan Araújo, do CBMDF, e só terminaram em 18 de março de 2021. Fevereiro deste ano foi o mais chuvoso desde 1960, relembrou o militar. Neste ano, a previsão de início das águas pluviais intensas 

A preparação deverá ser feita em três fases principais, sendo a primeira delas a preparação de equipes e alertas, para o que pode vir nas chuvas. A capacitação vem em segundo lugar, com treinamentos tanto com os times das forças de Segurança Pública quanto também com grupos da população que se empenham no auxílio ao CBMDF. Por fim, há a desmobilização para o início do período de estiagem novamente no DF.


Share on Google Plus

About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário