Logo do HTML Dog

Monumentos temáticos embelezam avenidas de Samambaia



Reportagem: Skartazini Arte e Comunicação

A ‘Lei Distrital nº 6.028’, de 19/12/2017, instituiu o 'Plano Samambaia, Cidade Galeria de Arte Monumental a Céu Aberto’, para tornar a arte mais acessível à população, gerar turismo e fomentar a implantação de novos monumentos, nesse projeto que envolve artistas, empresas, governo e sociedade. Em 2021 a Administração Regional revitaliza a galeria de monumentos, presente pelo 32º aniversário de Samambaia/DF.

Mas o que significa cada um desses monumentos? Qual é o tema dessas obras? Criado em 2012, no canteiro central da Av. Leste, frente à loja Lux Tintas, ‘Figuras do Agreste’ é, até o momento, o último monumento implantado. Dos artistas Skartazini e Ramon Rocha, patrocinado pela empresa Lux Tintas, ‘essa obra homenageia a origem da população local, multiétnica e multicultural, aguerrida na luta para melhorar de vida’.

Instalada em 2005, no balão da Av. Central, entre quadras 601 e 602, ‘Lugar ao Sol’ é a primeira obra dessa galeria de arte monumental. Criado por Skartazini, executado pelo serralheiro Paulo Gomes e patrocinado pelo Colégio CCI, ‘o monumento é uma homenagem à terra prometida, ao direito de morar adquirido por milhares de famílias oriundas de invasões e fundos de quintal, assentadas em Samambaia/DF’.

Entre o primeiro e o último monumento instalado há outros seis. ‘Três Meninas’, criado em 2005 por Lia Samara, instalado no balão junto ao HRSam, ‘homenageia o Parque Três Meninas, histórico na região’. Também criado por Lia Samara, ‘Asas da Imaginação’, inaugurado em 2006, no balão da Expansão de Samambaia, ‘é uma reverência à criatividade, um estandarte abstrato hasteado no céu da cidade’.



Em 2007 inaugurou ‘Luz do Saber’, no balão da Av. Central e 1ª Av. Norte, junto à feira. Criado por Skartazini, executado por Paulo Gomes e patrocinado pelo Colégio CCI, ‘o monumento homenageia quem estuda, em busca do conhecimento’. Em 2009 inaugurou ‘Transparência’, no balão da Av. Central e 2ª Av. Sul, junto ao Fórum. Criado por Skartazini, executado e patrocinado pela Gradebras, ‘é uma homenagem à Justiça’.

Em 2010 inaugurou ‘Encontro’, no balão da Av. Central e 1ª Av. Sul, criado por Skartazini, executado pela Gradebras e patrocinado pelo FAC/DF, ‘ali no centro urbano da cidade, onde tudo se encontra’. Em 2011 ‘Casinhas de Boneca’, do Parque Três Meninas, entrou para essa galeria como monumento histórico, construído nos anos 60, pelo casal Penna Marinho, para suas três filhas. Vale a pena conhecer!

Mais informações: (61) 3550.6230 (Adm. Reg. Samambaia) e 9 9908.4963 (Skartazini)

Élton Skartazini + 55 (61) 9 9908.4963
Share on Google Plus

About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário