Logo do HTML Dog

Lixo hospitalar encontrado no meio da rua preocupa moradores de Samambaia


Moradores de um prédio na QS 612 de Samambaia, no Distrito Federal, se assustaram ao encontrar uma caixa com lixo hospitalar no meio da rua, na noite desta quarta-feira (18). Segundo a síndica do Residencial Cristalina, Débora Almeida, pessoas sem-teto têm ocupado o edifício vizinho, abandonado, e passam a noite revirando lixos e contêineres próximos.

 A caixa encontrada continha seringas usadas e fracos com restos de medicamentos, que ficaram jogados no gramado. A quadra fica próxima ao Hospital Regional de Samambaia (HRSam).

 Em nota, a Secretaria de Saúde informou que, segundo a administração do hospital, o material descartado não se trata de lixo hospitalar.

"A direção averiguou que as seringas e vidros deixados ali são referentes à aplicação de botox, e, inclusive, estão com o nome da pessoa responsável por esses insumos. A direção ressalta que os resíduos da unidade são recolhidos por empresa especializada. O hospital somente faz o descarte interno" diz comunicado.

 Mesmo assim, a presidente do Sindicato dos Enfermeiros do DF, Dayse Amarilio, explica que o material é um lixo contaminante e deve ser descartado da forma correta.

"As seringas foram descartadas sem a tampinha, que seria uma forma do profissional, na hora de fazer o descarte, não correr o risco de se perfurar. É um lixo biológico hospitalar, inclusive ele é identificado com um saco branco que vai para um descarte todo preparado", explica.

A síndica do prédio, Débora, disse à reportagem que desconfia que catadores de lixo tenham deixado a caixa durante a madrugada.

"Os catadores que ficam mexendo de madrugada devem revirar o lixo do hospital também. E se brincar, trouxeram para cá", sugere. Além disso, a representante dos moradores diz que o local, o prédio abandonado, "virou um ponto de drogas" e, por isso, diz "temer pela segurança".

G1 questionou a Administração de Samambaia sobre a segurança do local. No entanto, até a publicação desta reportagem, não recebeu resposta.

Share on Google Plus

About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário