Logo do HTML Dog

Secretaria da Mulher e parceiros lançam em Samambaia, o Programa Jornada Zero


 

O convite é para que governo, lideranças comunitárias e moradores de Samambaia se aliem no combate à violência de gênero. A Secretaria da Mulher, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública e com a Administração Regional de Samambaia, lança na próxima segunda-feira, 12 de julho, o “Programa Jornada Zero Violência contra Mulheres e Meninas”.


A proposta do programa é mobilizar a população do Distrito Federal para divulgar e fortalecer da rede de enfrentamento à violência contra as mulheres e meninas. Além disso, a iniciativa quer reforçar os canais de denúncias disponíveis e também apresentar à comunidade os equipamentos de acompanhamento psicossocial, apoio e acolhimento das vítimas, existentes em cada cidade.
 
Na prática, a equipe do Jornada Zero irá disponibilizar em cartazes e folders informativos, orientar a população sobre como denunciar casos de violência contra a mulher, além de esclarecer sobre onde procurar ajuda para a vítima e apresentar os serviços oferecidos pelos Núcleos de Atendimento à Família e Autores de Violência Doméstica (Nafavd), os Centros Especializados de Atendimento à Mulher (CEAM), os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), os Centros de Referência Especializados em Assistência Social (CREAS), os Conselhos Tutelares; as Delegacias, além de divulgar as ações do Programa de Assistência à Violência (PAV) e de Prevenção Orientada à Violência Doméstica e Familiar (Provid).
 
Lideranças locais serão convidadas a conhecer e a replicar dados sobre as ações e políticas do Governo do Distrito Federal voltadas ao acolhimento e à proteção das mulheres, de seus familiares e até mesmo de seus agressores.
 
Outra meta do Jornada Zero é capacitar servidores e fortalecer a atuação das administrações regionais para que sejam “pontos focais” no atendimento das mulheres que sofrem qualquer tipo de agressão. Nesses locais, elas deverão serão acolhidas, orientadas e encaminhadas aos atendimentos especializados para cada caso.
 
O programa visitará todas as regiões administrativas do DF e Entorno. Samambaia é a segunda região a receber o Jornada Zero. Em 2019, a Secretaria de Estado da Mulher, em parceria com o Fundo de População das Nações Unidas, UNFPA, lançou o projeto-piloto do programa na cidade do Paranoá (DF), escolhida por ter um dos maiores índices de feminicídio e de violência de gênero da capital, à época, segundo dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Distrito Federal.

Confira a programação do lançamento da ação em Samambaia:
Dia 12/07 – 19h – Evento de apresentação do Programa Jornada Zero – Complexo Cultural de Samambaia, Quadra 301, Conjunto 5, Lote 1, Centro Urbano – Transmissão ao vivo: twitter.com/AgenciaBrasilia e facebook.com/gdf.gov
Dia 13/07 – 09h – Palestra com os homens – Centro de Ensino Fundamental 619, Samambaia Norte
Dia 14/07 – 16h – Palestra autonomia econômica – Administração de Samambaia                17h - Palestra da Defensoria Pública – Administração de Samambaia
Dia 15/07 – 9h – Roda de Conversa Diretoras das Escolas – Centro de Ensino Fundamental 619, Samambaia Norte
Dia 16/07 – 9h30 – Inauguração Espaço Hipercriativas – Instituto Social de Brasília, Quadra 207, Conjunto 5, Samambaia Norte.
- Caminhada pela cidade – Concentração em frente à feira da 202/402 Norte.

Share on Google Plus

About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário