Logo do HTML Dog

Empreendimentos na galeria de Monumentos para Samambaia




Reportagem: Skartazini Arte e Comunicação


 Este ano a Administração Regional - RA XII/DF, sob a gestão de Gustavo Aires, revitaliza os Monumentos para Samambaia, comemorando assim o 32º aniversário da cidade. A iniciativa atende a ‘Lei nº 6.028’, de 2017, criada pelo então deputado distrital Júlio Cesar, que instituiu o 'Plano Samambaia, Cidade Galeria de Arte Monumental a Céu Aberto'. Empresas apoiam e patrocinam a galeria de Monumentos para Samambaia.

O primeiro ‘empreendimento’ nessa galeria ocorreu em 2005, quando o professor Clayton Braga, diretor do Centro de Criatividade Infanto-juvenil - Colégio CCI propôs ao artista plástico e jornalista Élton Skartazini, pioneiro em Samambaia/DF, que dessem um presente à região, no seu 16º aniversário. A proposta resultou na implantação do monumento ‘Lugar ao Sol’, no balão da Av. Central, entre as quadras 601 e 602.

A Administração Regional de Samambaia ficou INTERESSADA no projeto.  A autorização foi assinada pela então administradora regional Márcia Fernandez* (*in memoriam). A loja Ferragens Mineira deu os metais, a Caesb deu as manilhas e o serralheiro Paulo Gomes confeccionou o monumento Lugar ao Sol, inaugurado junto com o monumento ‘Três Meninas’, criado pelo artista plástico Lia Samara, instalado próximo ao HRSam.

A iniciativa chamou a atenção da mídia, governo, sociedade e empresas, como a Gradebras Estruturas Metálicas, Home Center Castelo Forte, Vidroeste, Morart Materiais de Construção, etc., que apoiaram na implantação dos monumentos ‘Asas da Imaginação’, também criado por Lia Samara, e ‘Luz do Saber’, ‘Transparência’ e ‘Encontro’, criados por Skartazini. Em 2010 o projeto teve patrocínio do FAC/DF.

Em 2011 ‘Casinhas de Boneca’, do Parque Três Meninas, entrou para a galeria de Monumentos para Samambaia, envolvendo o Ibram/DF. Em 2012 a empresa Lux Tintas patrocinou o monumento ‘Figuras do Agreste’, instalado no canteiro central da Av. Leste, em frente à Lux Tintas Samambaia. Criada por Skartazini e Ramon Rocha, até então essa obra foi a última a ser inaugurada, por ocasião do 23º aniversário da região.

Mais informações: (61) 3550.6230 (Adm. Reg. Samambaia) e 9 9908.4963 (Skartazini

Share on Google Plus

About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário