Logo do HTML Dog

Aulas nas creches públicas de Samambaia voltam nesta segunda-feira (05/07)




Com um ano e quatro meses de ensino remoto, a rede pública do Distrito Federal dá início à retomada das aulas presenciais hoje. Mais de 22,9 mil crianças de até 5 anos voltam às atividades em 122 creches vinculadas à Secretaria de Educação (SEDF). Nos colégios, a previsão do retorno é para 2 de agosto, de maneira híbrida. Representantes da pasta acreditam que, até lá, todos os profissionais estarão imunizados contra a covid-19. No entanto, apesar das expectativas, alguns educadores têm demonstrado preocupação, não só no que diz respeito às questões sanitárias.

Ensino público no df
460 mil
Estudantes
686
Instituições educacionais
Profissionais
25,9 mil
Professores efetivos
10,5 mil
Professores temporários
8,8 mil
Na carreira de assistência
5 mil
Merendeiros, copeiros, servidores da limpeza e da vigilância
Vacinados
Vacinados
14.893
Com dose única
19.827
Tomaram primeira dose
218
Imunizados com duas doses
Fonte: secretarias de Educação e de Saúde do Distrito Federal
Planejamento seguro e coerente
Em termos de prejuízos, o primeiro ponto a ser considerado é a própria pandemia — para qualquer pessoa, em qualquer área, com um período de reclusão e perdas em ritmo nunca antes vivenciado. O segundo, em relação aos alunos, é a questão educativa. Estamos acostumados a lidar com o processo educacional de forma presencial. Nossa cultura é de interação face a face, e os estudantes dependem da infraestrutura da escola. Grande parte deles não teve acesso ao processo educacional no ensino remoto por falta de recursos tecnológicos e sociais. Mas um ponto positivo a ser destacado foi a mobilização das escolas, em contato com as famílias e crianças, em processos incansáveis de solidariedade e trabalho.
A responsabilidade de recuperar o que ficou perdido passa por retomar as atividades presenciais, mas é necessário que todos os públicos envolvidos estejam vacinados — não apenas os professores —, o que implica imunizar praticamente toda a população. A vacina por partes e para grupos específicos não suspende a circulação do vírus. Não adianta os educadores serem vacinados, mas alunos, pais e responsáveis, não. Assim, o contágio vai acontecer. Além do contato do estudante com a família, há alunos que se deslocam para a escola por meio do transporte público.
Share on Google Plus

About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário