Os bancos de leite humano do Distrito Federal coletaram de janeiro a maio 7.449,1 litros do alimento. O total representa um aumento de 9,45% em relação ao mesmo perĂodo do ano passado. Com isso, foi possĂvel atender 10% a mais de receptores, ou seja, crianças que precisam do leite humano.
Apesar do aumento, a coordenadora dos Bancos de Leite Humano do DF, a mĂ©dica Miriam Santos, destaca que o estoque varia muito e que as doaçÔes precisam continuar para manter os bancos abastecidos e salvar a vida dos bebĂȘs que precisam do alimento. “O aumento Ă© positivo, mas quero pedir que as doaçÔes continuem, pois quanto mais leite coletarmos, mais crianças vamos conseguir atender”, pontua.
O Posto de Coleta de Samambaia foi o que se destacou em visitas domiciliares para o recolhimento dos potes. O local atende as regiĂ”es de Samambaia, Recanto das Emas, Riacho Fundo II e Santo AntĂŽnio do Descoberto. “Houve uma grande procura das mulheres dessas regiĂ”es. Queremos agradecer pelo gesto que ajuda a salvar tantos bebĂȘs”, agradece a mĂ©dica.
AlĂ©m disso, ela reforça que todas as mulheres que estĂŁo amamentando sĂŁo potenciais doadoras. A orientação para aquelas que quiserem doar, Ă© ligar para o telefone 160, opção 4 ou acessar o site Amamenta BrasĂlia e se inscrever. As equipes do Banco de Leite Humano entram em contato para agendar a visita do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF).
A coordenadora explica que a equipe do CBMDF, no dia da visita, recolhe os potes de leite coletados pela prĂłpria doadora. “Caso a mulher tenha alguma dĂșvida em relação Ă extração, pode procurar uma unidade de banco de leite para receber as orientaçÔes”, informa. Todo o material necessĂĄrio para a coleta Ă© deixado na residĂȘncia da doadora antes da primeira extração.
A doação Ă© um gesto solidĂĄrio e ajuda a salvar vidas diariamente. “O leite humano Ă© o melhor alimento para qualquer criança e fundamental para os bebĂȘs que estĂŁo doentes, internados nas UTIs neonatais precisando do alimento. Ele traz nutrientes para o crescimento e desenvolvimento, alĂ©m de auxiliar no processo de defesa imunolĂłgica das crianças”, ressalta a mĂ©dica.
* Com informação das Secretaria de SaĂșde
0 comentĂĄrios:
Postar um comentĂĄrio