Logo do HTML Dog

Administração revitaliza Monumentos para Samambaia


Reportagem: Skartazini Arte e Comunicação


 Quantas cidades que você conhece são ‘galerias de arte a céu aberto’? A ‘Lei nº 6.028’, de 19/12/2017, de autoria do então deputado distrital Júlio Cesar, instituiu o 'Plano Samambaia, Cidade Galeria de Arte Monumental a Céu Aberto'. Mas essa galeria teve início ainda em 2005 quando Clayton Braga, diretor do Colégio CCI, convidou o artista plástico Skartazini para presentearem Samambaia com arte, pelo seu 16º aniversário.

Implantou-se então o monumento ‘Lugar ao Sol’, homenagem à ‘terra prometida’, sendo a primeira obra do projeto ‘Monumentos para Samambaia’, seguida do ‘Três Meninas’ e ‘Asas da Imaginação’, criadas pelo artista plástico Lia Samara. Depois veio ‘Luz do Saber’, ‘Transparência’, ‘Encontro’ e ‘Figuras do Agreste’, criadas por Skartazini. Em 2011 se incorporou ao projeto as ‘Casinhas de Boneca’, do Parque Três Meninas.  

No final de 2019 Skartazini enviou carta ao administrador Gustavo Aires, propondo a revitalização dos oito existentes e a implantação de novos monumentos, de artistas do DF e de outros lugares, ‘para fomentar o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região, por meio da arte monumental’. Além do Colégio CCI, endossou a proposta o Conselho Regional de Cultura e a Associação Comercial de Samambaia - ACISA/DF.

A ‘Carta Proposta’ surtiu efeito em junho de 2021, quando a Administração Regional começou a revitalização da galeria. “No começo não sabíamos que a ideia tomaria tal proporção. Fizemos as primeiras obras com materiais frágeis, de curta vida útil. Mas monumentos pressupõem longevidade, então temos que fazê-los de modo que durem séculos”, diz Skartazini, artista e curador da galeria de Monumentos para Samambaia.

“Os monumentos refletem a história de Samambaia. Ajudam a criar e fortalecer nossa identidade cultural. A revitalização dessas obras de arte é a melhor maneira de presentear a 12ª Região Administrativa do DF, pelo seu 32º aniversário. Queremos que essa galeria seja admirada e protegida pelos moradores, como patrimônio cultural de Samambaia, motivo de orgulho da população”, diz o administrador Gustavo Aires.


Share on Google Plus

About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário