Logo do HTML Dog

Covid: “Não levei a sério”, diz jovem de 24 anos após 6 dias intubado



Internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), um jovem de 24 anos gravou um vídeo em que admite que deveria ter tomado mais cuidado com a Covid-19. Samuel Silva dos Santos afirma que “deu bobeira” e pede para que outros jovens não cometam o mesmo erro.

No vídeo, perguntam a Samuel se ele tem alguma mensagem para os jovens que não levam a doença a sério. Ele adverte: “Não dê bobeira! Porque eu dei bobeira, não levei a sério e quase morri. Se não fosse intubado a tempo, teria morrido”.

Trabalhador autônomo, Samuel foi internado no dia 17 de março e precisou ficar seis dias intubado. Mesmo após esse tempo, ele ainda respira com a ajuda de aparelhos. “Deveria ter me prevenido mais”, afirma com a voz debilitada.

A situação de Samuel não é única no Distrito Federal, que já contabiliza, apenas neste ano, 168 mil contaminados pelo coronavírus na faixa de até 39 anos. “Há algumas semanas, estamos vendo que o número de pacientes jovens em estado grave da Covid-19 está aumentando”, relata Daniel Pompetti, infectologista do HRSM.

Para o médico, isso está acontecendo porque os jovens são os que mais se expõem, ao sair de casa para trabalhar ou simplesmente se encontrar com os amigos, seja numa quadra de esporte ou numa balada. “Muitos relaxaram nas próprias medidas de proteção, e isso precisa ser corrigido o quanto antes”, adverte.

Nesta quinta-feira (25/3), o site InfoSaúde, da Secretaria de Saúde, mostra que 48 pessoas entre 17 e 39 anos estão internadas em UTIs públicas do DF.

Especificamente nas oito unidades administradas pelo Iges-DF eram, até quarta (24/3), 18 jovens internados em estado grave, sendo seis na UTI do HRSM, dois no Hospital de Base e mais 10 nas unidades de pronto atendimento (UPAs).

Share on Google Plus

About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário