Logo do HTML Dog

Vacinação contra a Covid-19 começa às 10h desta terça no DF





A vacinação contra o novo coronavírus começa no Distrito Federal nesta terça-feira (19/1), às 10h. Os primeiros lotes da Coronavac, vacina feita em parceria entre o Instituto Butantan, de São Paulo, e a farmacêutica chinesa Sinovac, chegaram à capital nesta tarde. Atualmente, há 105.960 doses em solo brasiliense.

Uma coletiva de imprensa foi organizada pela Secretaria de Saúde para anunciar detalhes. O evento aguardava apenas a chegada do avião para ser iniciada, o que ocorreu às 14h50. Da Base Aérea, o imunizante foi levado para um depósito no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), onde seria verificada a temperatura do composto, que precisa ser acondicionado em freezers.

A ideia inicial era iniciar os procedimentos mais cedo, mas o avião que partiu de São Paulo atrasou. “Com essa mudança, teremos um número maior de unidades recebendo simultaneamente a vacina”, disse o secretário de Saúde, Osnei Okumoto.

Detalhes da vacinação

O primeiro grupo de comtemplados será composto pelos profissionais da linha de frente, que atuam no combate ao coronavírus: não apenas servidores da saúde, mas também funcionários da limpeza e vigilantes, além de médicos, enfermeiros, técnicos e os grupamentos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Além deles, nesse primeiro grupo há servidores da atenção básica e idosos com mais de 60 anos. Nesta primeira etapa, está previsto imunizar cerca de 51 mil pessoas.

Os profissionais que atuam na Saúde receberão a vacina nas unidades onde trabalham ou em unidades próximas. No caso de idosos que moram em locais de longa permanência, como asilos, eles serão imunizados nessas instituições.

Todas as pessoas que moram no Entorno, mas trabalham no Distrito Federal, serão atendidos pela rede pública local, enquanto as populações indígenas serão alcançadas pelas equipes volantes.

Escolta

A Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal fazem, em comboio, a escolta do imunizante até o SIA, onde está localizada a central de frios da Secretaria de Saúde . A Polícia Militar, então, fará a escolta até os postos de vacinação.

O secretário de Segurança, Anderson Torres, lembrou que o plano de escolta da vacina tem sido trabalhado há 15 dias, e que a operação foi exitosa. Segundo ele, a escolta conta com apoio da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

Pela manhã, a Polícia Militar do DF (PMDF) desencadeou a Operação Imunização. O objetivo geral da ação é manter a segurança no recebimento, na distribuição e na aplicação de vacinas durante a campanha contra a Covid-19 na capital.

As vacinas, adquiridas pelo Ministério da Saúde, serão mantidas no Núcleo Rede de Frio, no SIA, e em outro em processo de locação. As doses serão repassadas às regiões de saúde, que contam com cinco centros de referência de imunológicos especiais e 169 salas de vacina, no total.

A aeronave C-130 (Hércules), que transportou 105.960 doses da vacina contra a Covid-19, pousou no Aeroporto Internacional de Brasília às 14h50 desta segunda A carga foi trazida por um avião Hércules C-130, da Força Aérea Brasileira (FAB). Do DF, o avião seguiria para Rio Branco, Manaus e Porto Velho.

Share on Google Plus

About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário