Logo do HTML Dog

Linhas de ônibus com menor demanda terão número de viagens reduzido


 

Até o próximo dia 7 de fevereiro, o transporte público coletivo do Distrito Federal vai operar com adequação da quantidade de viagens em relação à demanda de passageiros. As linhas e horários mais procurados não sofreram alterações. A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) concentrou a redução de cerca de 10% da frota nas linhas que já apresentavam baixa demanda e naquelas em que a procura tende a diminuir ainda mais nesta época do ano.

O planejamento operacional da Semob aponta que a procura por ônibus do transporte coletivo deve cair ainda mais no período de adequação das linhas. Atualmente, o sistema tem transportado apenas 55% dos usuários em comparação ao período normal anterior à pandemia de Covid-19. A Semob calcula que a redução na demanda de passageiros será ainda maior no período de férias.
Com a adequação das linhas, dos 2.716 veículos das concessionárias que compõem a frota do STPC/DF, 277 não circularão neste período. De acordo com os estudos da Semob, a medida não provoca grande variação na média de passageiros por viagem.
A pasta esclarece que a média de passageiros por viagem leva em conta toda a extensão do itinerário. Há várias linhas com até 43 quilômetros de extensão, passando por diversos pontos de embarque e desembarque. Isso significa que, nessas linhas, dificilmente o ônibus estará com a quantidade média de pessoas viajando ao mesmo tempo.
Share on Google Plus

About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário