Logo do HTML Dog

Confira o que abre e fecha no DF no Natal e no Ano Novo



Em meio a um feriado atípico, em que as comemorações de Natal e Ano-Novo estão restritas para evitar aglomerações de pessoas, vários serviços já funcionam em escala diferenciada antes mesmo do feriado. Com a chegada das datas comemorativas, haverá novas mudanças nos horários do comércio e também dos órgãos e equipamentos públicos. Só o que não mudou é a previsão de chuva, frequente nesta época do ano no Distrito Federal, característica da chegada do verão.

Comércio

Quem ainda não fez as compras, precisa se apressar. Segundo o Sindicato do Comércio Varejista (Sindvarejista), as lojas de rua e os shoppings vão funcionar até às 19h do dia 24 de dezembro. No feriado de Natal, seguem fechadas e só retomam as atividades no sábado (26/12). Já no dia 31, véspera de Ano-Novo, os estabelecimentos fecham ainda mais cedo: às 15h. No dia 1º de janeiro, não vão abrir.

Correios

Ao longo da pandemia do novo coronavírus, as entregas e envios pelo Correio foram muito solicitados. Nesta quinta-feira (24/12), as agências vão funcionar de 9h às 14h. As unidades nos shoppings abrem em outro horário: de 11h às 15h. Já na sexta (25/12) e nos dias 31 e 1º de janeiro, os Correios ficarão fechados. Nos sábados, abrem de 11h às 14h.

Transporte

O sistema de transporte também vai operar com horários diferentes. Em 24 de dezembro, o metrô vai abrir às 5h30, como de costume. Contudo, fecha mais cedo, às 20h. No dia do Natal, o esquema é o de domingos e feriados: das 7h às 19h. A mesma escala vale para a véspera e o feriado na semana seguinte (31/12 e 1º/1).

A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) informou que vai aumentar o número de viagens das 12h às 14h no dia 24, para reforçar o atendimento aos usuários na volta para casa. No dia de Natal (25/12), os coletivos circulam com a tabela de domingo. Na próxima semana, será divulgado o esquema para a o Ano-Novo. Os horários das linhas podem ser consultadas no site DF no Ponto.

Trânsito

Nas pistas, segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), a reversão das faixas da Estrutural e Epia vão ocorrer normalmente; também o retorno sob o viaduto Israel Pinheiro, na EPTG, no sentido Taguatinga, seguirá fechado. Não haverá mudanças nas faixas exclusivas para tráfego de ônibus, que continuarão proibidas para os veículos de passeio.

Lazer

O Natal da Torre, que tem encantado os moradores e turistas no DF, vai continuar até dia 25. Apenas na véspera de Natal não haverá a apresentação. Quanto ao funcionamento da Torre de TV, o monumento estará fechado aos visitantes nos dias 24 e 31 de dezembro. Mas, nos feriados de 25 de dezembro e 1º de janeiro, o monumento estará aberto, inclusive o mirante.

Já o projeto Brasília Iluminada, que conta com 415.770m² de área enfeitada com luzes, árvores coloridas luminosas, espaço cultural para apreciar o céu da cidade, além de um presépio virtual entre a Esplanada dos Ministérios, Eixo Monumental e a Praça do Cruzeiro, segue até 17 de janeiro.

Serviços públicos

O DF Legal informou que o atendimento ao público vai ocorrer até as 12h dos dias 24 e 31 de dezembro, mas que vai fechar as portas em 31 de dezembro e 1º de janeiro. O DER seguirá o mesmo esquema. Os postos do Departamento de Trânsito (Detran) também funcionam até as 14h na véspera dos feriados. Nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro ficam fechados.

Saúde

Haverá mudanças nos horários de funcionamento de hospitais: nos dias 24 e 31 de dezembro, os ambulatórios abrem das 8h às 14h. O mesmo vale para os postos de saúde. As farmácias de alto custo na Asa Sul, Ceilândia e Gama também ficam abertas até as 14h. Nos dias do feriado (25 e 1º de janeiro), apenas as emergências e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) vão funcionar.

Já o Hemocentro vai abrir as portas nas vésperas de feriado das 7h às 12h, mas fecha nos dias de Natal e Ano-Novo. Nos sábados, (26 de dezembro e 2 de janeiro), funciona normalmente das 7h às 18h.

Justiça

O sistema de justiça também suspendeu as atividades, seguindo o recesso forense. Desde o último domingo (20/12), o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) , o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) seguem o plantão judicial.

Segurança

As delegacias vão funcionar em regime de plantão 24h.

Share on Google Plus

About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário