Logo do HTML Dog

Ônibus da Mulher chega a Samambaia e reforça o Outubro Rosa




Para detectar e prevenir o câncer de mama em mulheres de 50 a 69 anos de idade, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) levou para as unidades de pronto atendimento (UPAs) da Ceilândia e de Samambaia nesta segunda-feira (5) dois consultórios de atendimento móvel, o chamado Ônibus da Mulher.

A ação faz parte da programação da campanha Outubro Rosa, promovida pela SES-DF em parceria com o Instituto de Gestão Estratégia de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), a Secretaria da Mulher e a Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Hoje também começou no Hospital de Base (HB) um mutirão médico para zerar a fila de 55 mulheres que aguardam por cirurgias para retirada de câncer de mama e câncer ginecológico, além de pacientes com doenças relacionadas a nariz, garganta e ouvidos. Com mais de 50 profissionais, a força-tarefa atuará até o final deste mês, integrando a programação do Outubro Rosa.


Prevenção

A superintendente de Atenção Pré-hospitalar do Iges-DF, Nadja Carvalho, explicou que os exames preventivos são realizados no Ônibus da Mulher. As pacientes com suspeitas de câncer de mama serão encaminhadas para exames no Hospital de Base ou no Hospital Regional de Santa Maria, ambos administrados pelo instituto.

“As nossas unidades estão prontas para prestar atendimento com qualidade a essas pacientes”Paulo Ricardo Silva, diretor-presidente do Iges-DF

Com esse procedimento, as instituições envolvidas na campanha pretendem retomar o atendimento preventivo contra o câncer de mama, que foi prejudicado por causa da pandemia de Covid-19.

“Desde que a pandemia começou, muitas pacientes deixaram de buscar atendimento e se cuidar”, relatou Nadja. “A ideia agora é prestar esse serviço de forma segura para que as mulheres façam os exames e acompanhamento precoce. Assim, vamos rastrear casos e encaminhar pacientes para exames ou outros procedimentos médicos.”

Agenda

O atendimento na Ceilândia prosseguirá nos dias 8, 13 e 16 de outubro. Já em Samambaia será nos dias 7, 12 e 15 na UPA de Samambaia.

Amanhã (terça, 6), o Ônibus da Mulher também estará nas UPAs do Recanto das Emas e do Núcleo Bandeirante. O consultório móvel retornará ao Recanto no dia 14 e ao Bandeirante nos dias 13 e 16.

O calendário de atendimento no Ônibus da Mulher inclui mais duas cidades: a UPA de São Sebastião, nos dias 7, 9 e 15 de outubro, e a UPA de Sobradinho, nos dias 8, 9 e 14 de outubro.

* Com informações do Iges-DF


Share on Google Plus

About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário