Logo do HTML Dog

Covid-19: testagem passa a ser feita em todas as UBSs de Samambaia




A partir desta segunda-feira (29), a Secretaria de Saúde (SES) amplia a oferta de testes da Covid-19, que passam a ser feitos em todas as 172 unidades básicas de saúde (UBSs) do DF. A medida reforça os atendimentos para pessoas com sintomas da doença, oferecendo testes rápidos (IgG e IgM) e o RT-PRC (swab nasal e oral), de acordo com o perfil de cada paciente.
“Nesta fase próxima do pico da pandemia, alteramos o plano de ação das testagens”, explica o secretário-adjunto de Assistência à Saúde, Ricardo Tavares. Com a nova medida, os postos onde os testes rápidos eram feitos pelo sistema drive-thru foram desativados.


Equipes avaliam
Quem estiver com sintomas da doença causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2) deve procurar a UBS mais próxima de sua residência, onde será acolhido e poderá fazer o teste de acordo com a avaliação das equipes do posto.
Os exames de pacientes que apresentarem sintomas são coletados nas próprias unidades. Além disso, é realizada a estratégia fast-track ou duplo fluxo, em que os pacientes com quadros respiratórios entram em fluxos separados na unidade.


Especialistas da SES alertam que o mais importante é fazer os testes com critério, somente após a recomendação de um profissional de saúde. A depender da avaliação da equipe, o paciente precisará ou não de exames complementares e internação. Assim, a UBS encaminhará para os hospitais de referência.
Pacientes assintomáticos 
Para as pessoas assintomáticas que estejam em contato com quem apresente os sintomas, a recomendação é permanecer em isolamento social. Quando algum membro da família testa positivo para a Covid-19, todos do grupo familiar são orientados a ficarem em isolamento, recebendo atestado de 14 dias para observação dos sintomas.

Share on Google Plus

About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário