Logo do HTML Dog

Tendas diagnosticaram mais de 6 mil pacientes com dengue no DF



As estruturas especiais para atender casos suspeitos de dengue montadas pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) já atenderam 14.654 pacientes, de 17 de fevereiro a 7 de maio, sendo que 6.856 pessoas estavam com a doença.
“É importante que a população faça a sua parte, eliminando água parada dentro de casa. Dessa forma, vamos evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que é o transmissor da doença”, ressaltou o diretor–presidente do IGESDF, Sergio Costa.
Os locais de atendimento estão funcionando ao lado do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) e das cinco Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).  A UPA do Núcleo Bandeirante deixou de atender casos de dengue e passou a atender exclusivamente, desde 23/3, casos suspeitos da covid-19.

Recorte Mensal
No mês de fevereiro, do dia 17 ao dia 29, mês em que apenas duas estruturas tinham sido montadas ao lado das UPAs de Ceilândia e Sobradinho, foram 1.069 atendimentos, sendo 454 positivos. No mês de março, do dia 1º ao dia 31, quando mais cinco estruturas foram erguidas ao lado das demais UPAs e no Hospital Regional de Santa Maria, foram realizados 5.268 atendimentos, sendo 2.407 casos confirmados. Em abril, de 1 a 28, foram 6.681, sendo 3.264 casos confirmados. Até o dia 7 de maio, foram 1.636 atendimentos, sendo que 731 pessoas estavam com a doença.

Estrutura
O modelo de atendimento é similar em todas as tendas montadas pelo IGESDF. São 50 metros quadrados e as estruturas contam com sala de triagem, consultório médico, 10 leitos de hidratação venosa e sistema de ar condicionado. Nos locais, é possível fazer o diagnóstico clínico, teste rápido e teste laboratorial e hidratação dos pacientes.
As tendas contam com médicos, técnicos de enfermagem, enfermeiros, técnicos de laboratório, analistas de laboratório, auxiliares de atendimento e auxiliares de serviços gerais para fazer a limpeza.

O funcionamento é das 7h às 19h, todos os dias e, se necessário, o horário pode ser estendido para 24h por dia.
Combate
O engajamento da população é fundamental no combate ao Aedes aegypti. A principal forma de se prevenir contra as doenças transmitidas pelo mosquito é manter o monitoramento constante nas residências, sempre buscando evitar água parada e a proliferação do inseto.
É necessário manter caixas d’água, tonéis e barris de água tampados, fechar bem os sacos plásticos com lixo, manter garrafas de vidro ou plástico sempre com a boca para baixo e encher os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda. Também é preciso limpar as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas impeçam a passagem da água.
*Com informações Ascom IGESDF


*Com informações Ascom IGESDF
Share on Google Plus

About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário