Logo do HTML Dog

Sobe para 50 profissionais de saúde com coronavírus na UPA de Samambaia



Subiu para 50 o número de profissionais de saúde contaminados pelo novo coronavírus na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Samambaia, no Distrito Federal. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (15), pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF). São 19 casos a mais que o total contabilizado nesta quinta-feira (14).


Ao todo, a UPA tem 200 servidores. De acordo com o instituto, testaram positivo para o coronavírus técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos. O Iges informou que os resultados dos exames saíram nos últimos 38 dias.

"Atualmente, 48 estão afastados em acompanhamento domiciliar e dois já cumpriram quarentena e puderam voltar às atividades."

Ao G1, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde disse que os casos são em "decorrência do aumento de números dos casos confirmados na capital" (leia íntegra no fim da reportagem). Até a tarde de quinta-feira, Samambaia tinha 173 casos de coronavírus – a 4ª região com mais infectados no DF e que teve cinco óbitos por Covid-19 até a publicação desta reportagem.

"Já está fora do controle. Os colegas ficam calados, com medo de perder o emprego."

A funcionária da UPA afirmou ainda que os capotes – equipamentos de proteção que deveria ser usado e jogado fora – é utilizado mais de uma vez. No entanto, o Iges-DF afirma que "não há reaproveitamento de qualquer item de equipamentos de proteção individual (EPI) descartável".

Após a divulgação dos casos, o Ministério Público do Distrito Federal Federal (MPDFT) informou que, "diante do aumento no número de contaminados na UPA de Samambaia, a 4ª Promotoria de Justiça Regional de Defesa dos Direitos Difusos (Proreg) vai pedir informações ao Iges-DF".

De acordo com o MP, o objetivo é analisar melhor a situação e verificar as providências a serem adotadas pela Proreg.


Nesta sexta-feira, representantes dos Conselhos Regionais de Enfermagem, Medicina, Sindicado de Enfermeiros, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF), Associação Brasileira de Enfermagem e MP foram à UPA de Samambaia para fazer uma vistoria.
Share on Google Plus

About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário