Logo do HTML Dog

Sobe para 31 número de funcionários com coronavírus na UPA de Samambaia


LINKWAP
Subiu para 31 o número de funcionários contaminados pelo novo coronavírus na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Samambaia, no Distrito Federal. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (13), pelo Instituto de Gestão Estratégica em Saúde do Distrito Federal (Iges-DF).


São 6 casos a mais que o total contabilizado até terça-feira (12). De acordo com o instituto, os registros são em "decorrência do aumento de números dos casos confirmados na cidade".

Ao G1, o Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT) informou que, diante da situação na unidade, a 4ª Promotoria de Justiça Regional de Defesa dos Direitos Difusos (Proreg) vai pedir informações ao Iges-DF.
De acordo com o MP

, o objetivo é analisar melhor a situação e verificar as providências a serem adotadas.
Aumento de casos
Segundo o Iges-DF, os profissionais que testaram positivo para o coronavírus são técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos. O instituto informou que os diagnósticos foram confirmados nos últimos 36 dias.
Boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) aponta que, até o fim da tarde desta quarta-feira, a região de Samambaia tinha 161 casos confirmados de coronavírus – é a terceira cidade com mais infectados no DF. O número mortes entres moradores da região chegou a 4.
Prevenção
O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde afirmou à reportagem que 200 colaboradores trabalham na unidade de saúde e “medidas foram tomadas para que os demais profissionais não fossem contaminados. Entre as ações estão:
Testagem de toda a equipe de colaboradores com ou sem sintomas;
Afastamento imediato dos profissionais que testaram positivo e testagem de seus familiares;
Descontaminação diária de todos os ambientes da UPA;
Reforço no treinamento para uso adequado de equipamentos de proteção individual (EPIs).
O que diz o Iges-DF?
Veja íntegra da nota do Iges-DF sobre a situação:
"Em decorrência do aumento de números dos casos confirmados na cidade de Samambaia, onde o índice de isolamento da população é inferior ao mínimo previsto para que se evite a transmissão do coronavírus, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) informa que a UPA de Samambaia teve o registro de 33 colaboradores acometidos pela covid-19, nos últimos 36 dias.
São técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos.


Atualmente, 31 estão afastados em acompanhamento domiciliar e dois já cumpriram quarentena e puderam voltar às suas atividades.

Como ação para evitar que o universo de cerca de 200 colaboradores que atuam na UPA sejam contaminados, a unidade já vinha adotando algumas medidas.
Dentre elas, a testagem de toda a equipe de colaboradores com ou sem sintomas; e afastamento imediato dos profissionais que testaram positivo e, testagem de seus familiares.
Além disso, assim como em todo o IGESDF, a UPA passa diariamente por descontaminação total em todos os seus ambientes.
O reforço no treinamento para uso adequado de equipamentos de proteção individual (EPIs), e conscientização a extrema necessidade do uso dos mesmos, além de orientação para paramentação e desparamentação também tem sido feitos pela gestão.
Salientamos também que, a fim de suprir o déficit nos quadros, causado pelos afastamentos, equipes temporárias treinadas e ativas em outras unidades foram convocadas para que a prestação de serviços continue de forma adequada. Nenhum atendimento foi restringido.
Destacamos também, que não há reaproveitamento de qualquer item de EPI descartável. A equipe que cuida dos pacientes com suspeitas da covid-19 utiliza capotes ou macacões laminados, que possuem período de uso prolongado e recebem borrifação de produto que os descontamina a cada necessidade de intervenção junto ao paciente dentro dos espaços destinados ao isolamento de casos suspeitos."
Por G1
Share on Google Plus

About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário