Logo do HTML Dog

Coronavírus: 75 profissionais de saúde da UPA e do Hospital de Samambaia, estão doentes




O número de servidores públicos contaminados pelo novo coronavírusno Hospital Regional de Samambaia (HRSam) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região chegou a 75, neste domingo (17). A informação foi confirmada ao G1 pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal e pelo Instituto de Gestão Estratégica em Saúde (Iges-DF).



Até a tarde de sábado (16), Samambaia tinha 232 casos de coronavírus – a 4ª região com mais infectados no DF, com cinco óbitos por Covid-19 até a publicação desta reportagem.
PLANOS DE SAÚDE

No total, 441 servidores da saúde e 310 da segurança pública estavam contaminados até a divulgação do boletim de domingo. Entre os funcionários da segurança, um policial penal morreu, no domingo, vítima da Covid-19.



De acordo com a Secretaria de Saúde, os 1.030 servidores do Hospital de Samambaia foram testados para a Covid-19. Destes, 22 apresentaram resultado positivo, sendo que três deles trabalham na UTI do hospital.
Já na UPA de Samambaia, segundo o Iges-DF, 53 estão com coronavíruse foram afastados dos trabalhos, outros dois se recuperaram voltaram às atividades.

No sábado (16), o Instituto de Gestão Estratégica em Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), disse que “nenhum atendimento foi restringido, e que a UPA não será interditada, transferida ou fechada.”

O que diz o Iges-DF
"O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IGESDF) esclarece que a UPA de Samambaia adotou todas as medidas em conformidade com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde (MS) para realizar o atendimento de casos suspeitos ou confirmados de Covid-19.
Nesta unidade, foram aplicados protocolos para garantir a segurança de profissionais e pacientes. Os equipamentos de proteção individual (EPIs) estão disponíveis e, assim como em todas as unidades administradas pelo IGESDF, a UPA passa diariamente por desinfecção geral em todos os seus ambientes.

Porém, em decorrência do aumento de números dos casos confirmados na cidade de Samambaia, a UPA de Samambaia teve o registro de 55 colaboradores acometidos pela Covid-19, nos últimos 40 dias, entre eles, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos.
Atualmente, 53 estão afastados em acompanhamento domiciliar, dois já cumpriram quarentena e puderam voltar às suas atividades.

As medidas para evitar que o universo de 249 colaboradores que atuam na UPA sejam contaminados foram tomadas desde o início da pandemia. Entre as principais ações, estão a testagem de toda a equipe de colaboradores com ou sem sintomas; afastamento imediato dos profissionais que testaram positivo e, testagem de seus familiares.

O IGESDF também tem realizado assistência emocional e psicológica aos colaboradores.
Há, ainda, o reforço no treinamento para o uso adequado de equipamentos de proteção individual (EPIs), e conscientização da extrema necessidade de que sejam usados, além de orientação para paramentação e desparamentação também tem sido feitos pela gestão.
Sobre o déficit nos quadros, causado pelos afastamentos, equipes temporárias treinadas e ativas em outras unidades foram convocadas para que a prestação de serviços continue de forma adequada.

Nenhum atendimento foi restringido. A superintendência de atenção pré-hospitalar e o núcleo de segurança do paciente e vigilância epidemiológica acompanham diariamente as atividades da UPA."
O que diz a Secretaria de Saúde
"O Hospital Regional de Samambaia tem 1030 servidores. Todos já foram testados para Covid-19 e 22 apresentaram resultado positivo. Três trabalham na UTI. Os servidores com resultados positivos foram afastados e estão em quarentena, seguindo protocolo definido pela Secretaria de Saúde."




Share on Google Plus

About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário