Logo do HTML Dog

Risco de vazamento de chorume em novo aterro em Samambaia




Uma grande mancha de espuma foi flagrada na manhã de sexta-feira (10/01/2020) no curso do Rio Melchior, nas proximidades do Aterro Sanitário de Brasília (ASB), localizado às margens da DF-080, em Samambaia. A imagem foi registrada pelo repórter fotográfico Michael Melo, do Metrópoles.
O curso de água é conhecido por ser um dos afluentes que chegam ao Reservatório do Descoberto, principal reserva de água para abastecer o Distrito Federal.
Até a última atualização deste texto, não havia informações sobre a origem da espuma ou sua composição. Tampouco se sabe se é tóxica para humanos e animais. À reportagem, o Brasília Ambiental, instituto responsável pela fiscalização do meio ambiente no DF, afirmou que vai monitorar o recurso natural.
O dano ambiental ocorre em meio a uma crise interna entre a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa) e o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) sobre o limite da capacidade de armazenamento de chorume nas lagoas de contenção da estação de descarte.
A agência tem alertado o SLU porque os depósitos estão atuando na capacidade máxima, o que pode ser considerado um problema, especialmente em período chuvoso.
Há grande risco de que o volume de água causado pela estação chuvosa faça essas piscinas transbordarem, o que poderia, inclusive, fazer com que o líquido formado pelo lixo chegasse diretamente ao Melchior.

O rio corre por Ceilândia e Samambaia, dentro da Área de Relevante Interesse Ecológico JK, e deságua no Rio Descoberto, na altura da cidade de Santo Antônio do Descoberto, em Goiás, depois da Barragem do Descoberto, em Águas Lindas (GO).
O chorume é um líquido de coloração escura e “odor nauseante” proveniente de processos de decomposição dos resíduos orgânicos. É um material de carga orgânica muito alta e, por isso, tem um grande potencial poluidor e de contaminação de recursos hídricos e lençóis freáticos.

Share on Google Plus

About CRIATIVO PUBLICIDADE

1 comentários:

  1. Acho que vai ficar assim pelo resto da vida!n Ninguém toma providencia pra nada nessa Brasil. Os governantes,só querem saber de cobrança de impostos e não faz nada pra melhorar a saúde e o bem está do povo.

    ResponderExcluir