
Durante o ano de 2019, o 11º BPM recebeu diversos casos de violência doméstica e familiar, encaminhados ao policiamento PROVID pelos diferentes órgãos que compõem a rede social de Samambaia.
Com relação ao perfil das vítimas, há uma predominância de atendimentos às mulheres em situação de violência, seguido por idosos e crianças/adolescentes.
No que tange à natureza do crime, os tipos de violência mais comuns, são a violência física (lesão corporal), psicológica (ameaça) e moral (injúria) e financeira no caso dos idosos.
Após ser sancionada a lei 13.641/18, que configura o crime de descumprimento de medidas protetivas, a atuação dos policiais do PROVID é muito importante para proteger a mulher.
A maioria das mulheres atendidas pelo programa, consideraram que, após o atendimento do policiamento, passaram a se sentir muito confiantes, emponderadas para buscar ajuda em novas situações de agressão.
No referido período, a equipe do PROVID realizou 668 deslocamentos policiais, em sua maioria, visitas domiciliares para atendimento e patrulhamentos, o que contribuiu para a sensação de segurança da família acompanhada e da comunidade.
0 comentários:
Postar um comentário