Logo do HTML Dog

Festival de Cinema de Brasília será exibido em Samambaia





Falta menos de uma semana para o mais importante e mais antigo festival de cinema do país. De 22 de novembro a 1º de dezembro o Cine Brasília, principal palco do que vai ditar o olhar cinematográfico para o próximo ano, dividirá com outras três regiões administrativas a exibição de longas e curtas da Mostra Competitiva da 52ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (FBCB). As cidades do Distrito Federal também receberão mostras paralelas e oficinas.

Samambaia, Recanto das Emas e Planaltina exibirão, além dos filmes que disputam o Troféu Candango, a Mostra Brasília BRB e o Festivalzinho, voltado para o público infantil. O objetivo é oferecer uma ampla programação a diferentes públicos dessas regiões. O Complexo Cultural de Samambaia, o Complexo Cultural de Planaltina e o Auditório IFB Recanto das Emas, recentemente inaugurados, sediam o festival com a programação de filmes exibida no Cine Brasília.
Esta é a primeira vez que Planaltina, cidade mais antiga do Distrito Federal, recebe atividades do Festival de Cinema – algo que vem sendo esperado com grande expectativa pela comunidade local, como explica o coordenador de programação do Complexo Cultural de Planaltina, Jurandir Luiz.
“Nossa região é um grande celeiro cultural. Receber o festival de cinema aqui é um reconhecimento à nossa vocação. A procura pelas sessões tem sido grande, é possível perceber que toda a comunidade está envolvida e interessada”, avaliou.

Dentro da programação descentralizada do 52º FBCB, também estão previstas exibições itinerantes. Trata-se do Cine Fusca, cinema móvel que percorrerá cidades como Sol Nascente, Sobradinho 2, Santa Maria e Paranoá.
Segundo o secretário de Cultura e Economia Criativa, Adão Cândido, essa é uma das principais vertentes do festival, que pretende ampliar o acesso do público à produção audiovisual e fortalecer essa cadeia produtiva.
“Entendemos que a formação de plateia e a capacitação de mão de obra são fundamentais para o desenvolvimento deste setor, que emprega milhares de pessoas em diversos segmentos”, diz.
Oficinas
Outras três cidades do DF estarão no circuito do festival trazendo oficinas a quem se interessa pelo universo audiovisual. Ceilândia, Recanto das Emas e São Sebastião recebem atividades durante a programação.
A escola CED São Francisco, que tem desenvolvido projetos em audiovisual como tema transversal na grade curricular, e inclusive realiza anualmente um festival de cinema próprio, recebe a oficina Fotografia e Iluminação com Materiais Alternativos, de introdução ao tema e com resoluções técnicas de baixo custo.
As capacitações ocorrerão em diversas áreas, que vão da produção à pós-produção.
Saiba quais e onde estarão as oficinas do festival:
O Som em Cena, com Beto Strada
Quando: De 22 a 26 de novembro, das 14h às 18h
Onde: no SESC Ceilândia (QNN 27, lote B, Ceilândia Norte)
Assistente de Direção, com Luciana Baptista
Quando: 23 e 24 de novembro, das 14h às 18h
Onde: Plano Piloto
Fotografia e Iluminação com materiais alternativos, com Ricardo Pinelli e André Lavenère
Quando: 25 a 28 de novembro, das 14h às 18h
Onde: Centro de Ensino Médio São Francisco – Chicão (Quadra 17, Lote 100, bairro São Francisco – São Sebastião)
Arte de Fazer Produção, com Wellington Pingo
Quando: De 27 de novembro a 1º de dezembro, das 14h às 18h
Onde: Plano Piloto
Supervisão de Pós-Produção, com Marcelo “Sica” Siqueira
Quando:28 e 29 de novembro, das 14h às 17h
Onde: Plano Piloto
Práticas de Realização em VR, com Fabiano Mixo e Leonardo Souza
Quando: De 27 a 30 de novembro, das 14h às 19h
Onde: IFB (Campus Recanto das Emas)
Serviço:
Conheça a programação completa do 52º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro aqui: http://www.festivaldebrasilia.com.br/programacao
Informações para a imprensa:
– Pelo e-mail: imprensa@festivaldebrasilia.com.br
– Secretaria de Cultura e Economia Criativa: (61) 3325-6220 / (61) 99344-0500
– E-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br
Eixos Comunicação Integrada: (61) 98454-2063
E-mail: contato@eixoscomunicacao.com

* Com informações da Secretaria de Cultura

Share on Google Plus

About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário