Moradores declaram amor por Samambaia no aniversário de 30 anos da região



Ao comemorar 30 anos, Samambaia é uma cidade consolidada e celebra, nesta sexta-feira (25/10), uma realidade diferente de quando tudo começou. O cerrado com poucas casas, muita poeira e infraestrutura precária foi se transformado em uma cidade urbanizada e com comércio crescente. Conhecida como a menina dos olhos do então governador Joaquim Roriz, o objetivo inicial de criar a 12ª Região Administrativa do Distrito Federal, em 1989, era abrigar famílias oriundas de invasões, um dos grandes problemas do DF à época. A cidade foi crescendo, ganhou vigor e, atualmente, abriga 232.893 habitantes, segundo última Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD) de 2018 da Codeplan.



O administrador regional de Samambaia, Gustavo Aires, percebe uma relação forte dos moradores com a região e conta que tem sido um desafio atender as demandas da comunidade. “Temos uma grande missão na área de mobilidade, crescimento ordenado e segurança em Samambaia”, destaca.

As primeiras quadras que surgiram foram a 401, 402 a 416. Logo em seguida, vieram as expansões. Em agosto, Bruna Suellen Lima comemorou seus 30 anos de idade. Nesta sexta-feira (25/10), celebra o aniversário do local onde nasceu. A vendedora foi criada na área periférica da cidade e depois se mudou para o centro de Samambaia. “Gosto daqui, porque dá para fazer tudo a pé. Meu trabalho fica bem perto de casa”, relata. A boa relação é marcada pela vontade de ficar. “Não penso em sair daqui”, conta.



A forma com que a água chegava às casas nos primeiros anos marcou Miriam Gonçalves, 49. Além do chafariz, a educadora lembra do caminhão-pipa que passava para abastecer as casas e escolas, além de molhar as estradas de barro. “Quando vinha o mês de agosto era só a poeira. Era uma bênção quando o carro-pipa passava jogando água na rua”, relembra. A atual vice-diretora da Escola Classe 501 iniciou a relação com a cidade quando tinha 19 anos, quando entrou na Secretaria de Educação. “Comecei na Escola Classe 419. Para conseguirmos atender toda a população, abrimos quatro turnos. Já passei por três escolas, todas aqui dentro de Samambaia”, relembra.

Festas

Para comemorar o aniversário da região administrativa, vários eventos como desfile, shows e rodas de conversas estão previstos até o fim de outubro. Nesta sexta-feira (25/10), haverá um desfile com apresentação de 18 escolas públicas e participação do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. Ao final, terá uma manifestação contra o feminicídio. O evento é organizado pelo Instituto Mulheres, Feminicídio Não e pela administração regional, com o intuito de fortalecer o apoio do governo com a sociedade civil para um diálogo saudável sobre o tema.

A programação musical ficará por conta do Festival Samamba Rock 2019, com 20 atrações até sábado.  A atriz e produtora cultural Suene Karim traz, nesta sexta-feira (25/10), o evento Magia Negra — a Festa, com objetivo de quebrar preconceitos, apresentar a multiplicidade da cultura africana e valorizar os artistas negros para Samambaia.

O Comando de Policiamento Regional Oeste (CPRO) também fará uma ação com objetivo de aproximar a PMDF dos líderes comunitários, comerciantes e comunidade local. Toda estrutura do batalhão responsável pela área ficará disponível de 29 e 31 de outubro e 1º de novembro, das 7h às 22h para reuniões, orientações, esclarecimentos e encaminhamentos de sugestões ao órgão (confira os locais).

* Estagiária sob supervisão de José Carlos Vieira


Magia Negra — A festa 
No Complexo Cultural Samambaia. Com Samba Rural do Recôncavo com Mestre Aroeira, Samba Pilado de Brabatão, DJ SA e Feira Alternativa Multiétnica. Sexta-feira, 25 de outubro, a partir das 19h30. Ingresso: R$ 5. Contato: 99293-6547 ou suenekarimproducoes@gmail.com

Programação 

Samamba Rock

» Nesta sexta-feira (25/10) – Plutão Já Foi Planeta (RN), Almirante Shiva, Joe Silhueta, 
Marcelo Marcelino, Penúria Zero, Venture, Intokáveis, Malice

» Neste sábado (26/10) – Vulcano (SP), Bastard (BA), Cara de Porco (RJ), Macakongs 2099, Mofo e Vozes da Anarquia, Human Act, Marsalla.
Local: Estacionamento da Igreja da Santa Luzia (barca), na quadra 302 de Samambaia Sul


Horário: A partir das 18h
Entrada: 1kg de alimento não perecível
Indicação: 18 anos

FONTE: CORREIO BRAZILIENSE
Share on Google Plus

About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário