Logo do HTML Dog

Aprenda a solucionar seis problemas comuns na amamentação


Os benefícios do aleitamento materno são muitos, tanto para o bebê como para a mãe. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda amamentação exclusiva até os primeiros seis meses de vida e indica que o leite materno siga como complemento na alimentação até que a criança complete dois anos. Mas, nem sempre, o início é tranquilo desde a primeira “pega”. Em vários casos, o processo pode ser sofrido e exigir bastante esforço da mãe.


O empenho, entretanto, compensa. O leite possui todas as proteínas e anticorpos necessários para nutrir a criança no início da vida. A amamentação facilitará ainda o desenvolvimento da mastigação e da respiração.Os bebês que mamam têm menos possibilidade de apresentar diarreias ou de desenvolver alergias e doenças infecciosas. Pesquisas apontam ainda que as mulheres que amamentam têm menos chance de desenvolver alguns tipos de câncer, como os de útero, ovário e mama. O aleitamento também auxilia o útero a voltar para o tamanho normal e proporciona perda de peso para elas.

Confira os principais problemas que podem ocorrer no início do aleitamento e algumas estratégias para solucioná-los:
  1. Bico do seio rachado e dolorido
    Nas primeiras mamadas, é comum que a criança não acerte a “pega” do seio, o que pode ferir o bico do peito da mãe. O recomendado, nesses casos, é que, após cada mamada, a mãe espalhe um pouco de leite no mamilo para evitar o ressecamento. Se a dor estiver muito forte, a indicação é que o leite seja retirado manualmente ou com uma bomba de sucção e que seja administrado para o bebê em um copo ou com uma colher até a cicatrização.
    Como solucionar: pomadas à base de lanolina ajudam na cicatrização.

2. Leite empedrado
É quando o leite não sai, pois o ducto da mama está entupido. Nestas situações, a mulher sente um nódulo no seio, como se fosse um caroço, a pele fica avermelhada e tem muita dor.
Como solucionar: é importante que a mãe use roupas largas e um sutiã que apoie bem os seios sem comprimi-los. Além disso, uma massagem na região deve ser feita para evitar a mastite, infecção associada ao entupimento dos ductos mamários.
Share on Google Plus

About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário