CCI a melhor escola de Samambaia

CCI A MELHOR ESCOLA DE SAMAMBAIA.

Esportes adaptados e de precisão 6º ano alunos se passam por portadores de deficiência durante realização de práticas esportivas.

Embora já tenha quase 100 anos de existência (primeira década do século XX), os Esportes Adaptados só conquistaram seu espaço recentemente. À época, as primeiras atividades competitivas contemplavam apenas deficientes auditivos. Anos depois, as oportunidades se abriram aos demais portadores de necessidades especiais, sobretudo após a 2ª Guerra Mundial.

Nesse período, muitos soldados foram mutilados em combate, o que lhes acarretou alguma limitação física. Desde então, o esporte expandiu até chegar às paraolimpíadas, que adaptam as modalidades e suas regras às condições dos atletas. Essa conquista representa um avanço contra o preconceito, inclusive nas escolas, quando o assunto é uma proposta curricular.

No 6º ano, os estudantes conheceram as práticas esportivas adaptadas e de precisão nas aulas de Educação Física. A consciência da igualdade, do respeito e da cooperação com o próximo fluiu naturalmente durante a experiência que tiveram. Na realização dos jogos, eles sentiram na pele as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência.

Nos exercícios, o professor Thiago os avaliou no desenvolvimento de algumas modalidades (atletismo, futebol, goalball, handebol, vôlei, bocha e boliche). Em quadra, o desafio lhes exigiu habilidade, concentração, estratégia e afinação dos sentidos, no caso dos “cegos”. A atuação dos alunos surpreendeu o educador. Isso mostra que no CCI eles são preparados para a vida...

Por Francianne de Fátima
Share on Google Plus

About Criativo Publicidade

0 comentários:

Postar um comentário