Brasilienses vão as urnas neste domingo


É neste domingo (7/10) que os 2.084.356 brasilienses aptos a votar vão às urnas para eleger os representantes da capital no Executivo e no Legislativo. Para conquistar o eleitorado, em uma campanha mais curta, com 45 dias em vez de 90, os candidatos ao Palácio do Buriti desdobraram-se entre dezenas de compromissos ao dia para percorrer todas as regiões administrativas do Distrito Federal.
Pela primeira vez em eleições gerais, o financiamento de empresas às campanhas foi vedado, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), tornando-as mais baratas. Neste ano, os candidatos receberam recursos de pessoas físicas e dos fundos partidário e eleitoral. A minirreforma aprovada no Congresso Nacional impôs limite de R$ 5,6 milhões para gastos no primeiro turno. Caso aconteça o segundo, como preveem analistas, o teto será menor: R$ 2,8 milhões.

Dez dias mais curto, o tempo de propaganda eleitoral na tevê e no rádio dos candidatos ao GDF acabou distribuído de forma mais equilibrada, em razão do número de concorrentes, o maior da história da capital desde a conquista da autonomia política. Enquanto, em 2014, Agnelo Queiroz (PT) teve o dobro de minutos no ar que os principais adversários, desta vez, houve pouca diferença entre os integrantes do primeiro pelotão.

Líder do ranking de tempo de horário eleitoral gratuito, o deputado federal Alberto Fraga (DEM) dispôs de um minuto e 50 segundos nas telas e no rádio. Logo em seguida, com 1 minuto e 44 segundos no ar, esteve Ibaneis Rocha (MDB). O terceiro colocado, Rogério Rosso (PSD), usufruiu de 1 minuto e 38 segundos de aparição.

Para alavancar as candidaturas, os concorrentes também investiram em redes sociais. Os cinco aspirantes ao GDF melhor posicionados em pesquisas —  Eliana Pedrosa (Pros) e Rodrigo Rollemberg (PSB), além de Fraga, Ibaneis e Rosso — declararam à Justiça gastos de R$ 430 mil com patrocínios a publicações. Juntos, eles somam 228,4 mil seguidores no Facebook e 45 mil no Instagram


Continua

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