Logo do HTML Dog

Poetas do Samba e Orquestra de Cavaquinhos se reúnem para shows em Samambaia


Promover a troca de experiências a partir do encontro de musicistas da velha e da nova guarda brasiliense. Essa é a proposta do Encontro de Gerações, que vai reunir, nos dias 27 de setembro e 03 de outubro, os senhores do grupo Poetas do Samba com os jovens da Orquestra de Cavaquinhos de Brasília. As apresentações ocorrem nos Centros de Convivência de Idosos da Ceilândia e de Samambaia, sempre às 15h. 

O repertório faz um verdadeiro garimpo musical e prioriza compositores nacionais e locais. “A ideia do encontro é mostrar que os mais velhos são fonte de inspiração, de conhecimento. Vamos também levar as crianças e jovens para os Centros de Convivência de Idosos para que haja o compartilhamento das experiências vividas”, conta Ester Braga, Diretora da Abèbè Produções, realizadora do projeto. Os recursos são do Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura do Distrito Federal.

Idealizado pela produtora cultural Ester Braga em 2015, o grupo Poetas do Samba é formado por músicos e compositores com mais de 50 anos. Segundo ela, muitos deles são servidores aposentados, que passavam por um processo de depressão, mas reencontraram na música uma nova perspectiva de vida. “É uma forma de homenagear meu pai, que era um autodidata na música”, explica. Hoje, o trabalho da velha guarda já é reconhecido por sambistas de renome nacional como Monarco da Portela, que foi homenageado grupo em 2017, Arlindo Cruz, Roque Ferreira, Renata Jambeiro, entre outros artistas.  Mensalmente, eles realizam apresentações pela cidade.

Já a Orquestra de Cavaquinhos de Brasília é formada por jovens da Vila Telebrasília e integra o Projeto Waldir Azevedo. O trabalho começou em 2011, quando o maestro Dudu Oliveira reuniu os primeiros 13 cavaquinhos e iniciou as oficinas de música na comunidade. Agora, o grupo coleciona apresentações em importantes espaços culturais da cidade como Clube do Choro, Centro Cultural Banco do Brasil, Festival de Orquestras Populares da Caixa Econômica Federal.

A programação conta ainda com palestras de integrantes do Poetas do Samba, que vão compartilhar uma grande bagagem na pesquisa das raízes desse ritmo brasileira e seus compositores. Os colóquios vão abordar a importância dos mais velhos na preservação da cultura e os benefícios da troca de experiência entre as gerações, além de explorar a história do samba.

A entrada é franca, mediante doação de alimentos não perecíveis, livros e agasalhos. O material arrecadado será destinado a entidades de assistência social, que cuidam de idosos, e à Instituição Vida Positiva (crianças soropositivas).

Para promover a inclusão, o evento também reservará espaço em frente ao palco para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. As apresentações terão, ainda, intérprete de libras e o site do projeto o foi desenvolvido para atender deficientes visuais e conta com aplicativo de acessibilidade, que traduz o conteúdo para LIBRAS.

Serviço
Encontro de Gerações – Poetas do Samba e Orquestra de Cavaquinhos de Brasília
Quando: 27/09 – Quinta-feira, às 15h. | 03/10, Quarta-feira, às 15h.
Onde: 27/09 – Centro Convivência de Idosos da Ceilândia | 03/10 - Centro Convivência de Idosos Nova Esperança – Samambaia Sul
Quanto: entrada franca, mediante doação de alimentos não perecíveis, livros e agasalhos.
Classificação indicativa: Livre.

Mais informações: (61) 9 9259-2824 – Ester Braga

Poetas do Samba – Apresentação Mensal
Quando: 22/09 (Sábado) e 13/10 (Sábado), a partir das 16h.
Onde: Don Neres - Clube AABR.
Quanto: R$ 15,00
Classificação indicativa: Livre.

Realização: Abèbè Produções
Assessoria de imprensa: Agenda Cultural Brasília | 99952-7613 - Marcelo Fonteles
Share on Google Plus

About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário