Logo do HTML Dog

Agenildo Neri concede entrevista exclusiva para o Samambaia em Pauta


Portal Samambaia em Pauta - Por que e para que o senhor pretende candidatar-se a Deputado Distrital? Cite bons motivos para o eleitor votar no seu nome.
Por ver e acompanhar tanto descaso de com nossa gente principalmente os mais necessitados. Para dar voz ao cidadão na Câmara. E lutar para encontrar solução.
·              Sou ficha limpa;
·         Sou das periferias sei como vive e das dificuldades que enfrentamos dia a dia, sei também que um pouco de boa vontade e ação do poder público poder sim aliviar o sofrimento dessa gente;
·         Tenho me preparado para isto, desde minha adolescência trabalho com a comunidade, e vejo a política como ponte para a resolução das muitas e esquecidas questões sociais;
·         Sinto a falta de legisladores ligados ao povo; chega de políticos que legislam em causa própria, sou povo, estou no meio do povo.
·         Dispor o nome para ser o representante da Cidade que ajudei a nascer, acompanho seu desenvolvimento, mas que ainda há muito a ser realizado.

Portal Samambaia em Pauta - Qual será seu principal lema de campanha e por quê?
2° Principal lema :
Criar o Dia do Cidadão na Câmara. Uma vez por mês a tribuna da Câmara será do povo, lá poderá cobrar sugerir, elogiar, propor, fiscalizar dizer o que pensa e quer para sua comunidade.  O nosso lema é: Vamos agir!


Portal Samambaia em Pauta - Todos os pré-candidatos prometem melhorar a educação, saúde condições de moradia, segurança, etc. Qual será sua prioridade em Educação, caso venha ser eleito?
Tenho recebido várias solicitações de inclusão de propostas.  Tenho-as elecadas no site agenildonri.com.br  Como sou pedagogo visualizo pontualmente  vários desafios. Penso que educação é prioridade para qualquer setor, na segurança educação é mola mestra - Como Conselheiro de Segurança Comunitária de Samambaia  (Conseg) convivi com muitas situações que a falta de educação nos diferentes níveis promovem a insegurança.
Promover cursos técnicos profissionalizantes nas escolas públicas fechadas à noite é uma das minhas propostas. Mas não adianta apenas formar tem que haver colocação no mercado de trabalho, então, a isenção fiscal e promoção de mídia para os empresários que contratarem adolescentes, jovens e maiores de 60 anos também estão entre as propostas nossas. E mais, ampliar as vagas e implementar novos cursos na faculdade Pública Distrital é meu compromisso.

Portal Samambaia em Pauta - Como o Sr. analisa o ensino em nossa cidade? O que é preciso fazer para melhorá-lo?
Temos carências tanto de vagas, quanto de adequação de espaços físicos e até de profissionais. Lembro que como Conselheiro Tutelar recebi vários pais no início deste ano de 2018 que não conseguiram matricular seus filhos e tiveram que recorrer ao CT. Visitei muitas escolas tentando matricular estes, e na abordagem a direção da escola alegava superlotação em salas de aulas. Isso é um absurdo. Porque como ter ensino de qualidade assim, os professores não conseguem ensinar a contento e ainda gera um estresse nocivo neste profissional. Precisamos ampliar as vagas, garantir a qualidade do ensino e adequar os espaços. Outro assunto relevante é a remuneração do professor que não condiz com o que esperamos no ensino. Além do grau de adoecimento deles em função de espaços inadequado, superlotação, desvalorização entre outros. A Educação está doente precisamos tratá-la imediatamente. As soluções quem as tem são os próprios agentes desta educação, minha proposta é abrir os microfones da Camâra para o cidadão professor, pais e alunos entre outros sugerir, opinar, propor, questionar... no Dia do Cidadão da Câmara.

Portal Samambaia em Pauta - As drogas além de um gravíssimo problema social, causam doenças e em muitos casos leva a morte. O que pretende fazer para combater ou pelo menos erradicar esse mal que se alastra em todos os municípios brasileiros?
Os dados são altíssimos e os danos incontáveis. Esta questão está elencada com outras tantas, desemprego, inoperância da segurança pública, falta de acolhimento, vagas em clínicas de tratamento, apoio a família, e principalmente educação, lazer e oportunidades. Temos propostas para amparar o jovem e as famílias e punir os aliciadores.

Portal Samambaia em Pauta - Com tantos problemas que temos na cidade, por onde pretende começar seu trabalho para melhorar a saúde dos brasilienses, caso seja eleito?
Foi Conselheiro de Saúde em Samambaia e sei que este assunto da saúde tem muitas vertentes. Minha proposta e criar a Central de Transparência nas Unidades de Saúde e hospitais ( conselheiros eleitos pelo povo nas unidades de Saúde para diariamente monitorar e as vaga disponíveis, profissionais faltosos e informar simplificadamente a população usuária, através de ferramenta aplicativos) .
Normatizar protocolo para que todo médico e enfermeiro formado pela Faculdade Pública Distrital doem horas após sua formação nas instituições de Saúde. Uma vez que foram formados com dinheiro do povo e nada contribuem para estes.
E formalizar a parceria público-privada para que cooperativas de trabalho na área da saúde atendam em casa pacientes de média e baixa complexidade. Abrindo assim, mais leitos vagos e mais pessoas sendo atendidas.

Portal Samambaia em Pauta - O que fará em melhorias com relação à questão do atendimento de urgência e emergência?
A  chamada triagem ao meu ver é um grande gargalo na saúde pública do DF.  Hoje temos o Saúde da Família que em tese vai de casa em casa. Na minha nunca foi. Como o cidadão que está passando mal não sabe identificar se é urgência ou emergência superlota os hospitais. Nós não estamos sendo informados onde e o quê atende cada unidade de saúde.  A Atenção Primária da saúde necessita ser mais amplamente divulgada e funcionante. O conceito de saúde já diz: “é um completo bem-estar físico, mental e social e não consistindo somente da ausência de uma doença ou enfermidade.” Precisamos potencializar a prevenção, com atendimentos de rotina,  palestras, informes, cursos e outros nas Unidades Básicas de Saúde. Ao desafogarmos as emergências dos hospitais com atendimentos primários os casos de urgência e emergências terão sempre vagas nas UPAS e Hospitais de referências.   


Portal Samambaia em Pauta - Quais os planos e políticas tem em mente para enfrentar problemas sociais alarmantes como a violência e as drogas?
Potencializar ações na Educação, valorização e apoio as famílias, emprego, lazer e oportunidades.

 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Portal Samambaia em Pauta - Qual a sua mensagem para nossos leitores, internautas e para o povo brasiliense que acompanhará sua entrevista como pré-candidato?

Desejo ser a diferença, precisamos de mudança, temos uma Câmara Legislativa onde a maioria nunca estudou numa escola pública, não sabe o que é morar de aluguel, nunca precisou embarcar num ônibus, não conhece as periferias. Quero ser a voz desse povo do qual faço parte.

Peço o voto, um voto de confiança e de mudança. Não serei sua voz. Abrirei espaços para você falar e farei todo esforço para que seja ouvido! Vamos Agir! Agenildo Neri para Dep. Distrital n. 10 300.
Share on Google Plus

About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário