Logo do HTML Dog

Joaquim Roriz: O líder que transformou Samambaia e Brasília

O ex-governador Joaquim Roriz recebeu o título de cidadão honorário de Brasília , no auditório do Monumento JK no DF. Naquela oportunidade, quatro mil pessoas foram abraçá-lo e agradeceram o homem que, junto com Juscelino Kubitschek de Oliveira, transformou Samambaia e Brasília em realidade.
Roriz humanizou a capital de todos os brasileiros, permitindo que cada um que acreditou no sonho de JK e veio ajudar na construção, tivesse também um lugar para morar.
O líder de origem goiana construiu 7 cidades ao redor do Plano Piloto, criado por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer. “Ajudei os trabalhadores que vieram para cá acreditando no sonho de Dom Bosco, que aqui jorraria pão e mel”, disse Roriz a esse repórter, por ocasião do evento que o homenageou com o título de cidadão honorário de Brasília.
Vale lembrar que foram inúmeras tentativas de inviabilizar a instalação da capital brasileira no Centro do País. Roriz ajudou JK efetivamente a consolidar Brasília como capital do Brasil. Talvez por isso, o choro de tanta gente ao ver o velho guerreiro da política candanga numa cadeira de rodas sendo homenageado pelo parlamento brasiliense, sob a batuta de sua filha Liliane Roriz, a vice-presidenta da Câmara Legislativa do DF, que conduziu os trabalhos na ocasião.
Entre os que choraram de emoção estava Adolfo Lopes, seu ex-secretário de Estado. O pai de Adolfo foi da segurança de Juscelino Kubitschek e veio de Minas para Brasília, acompanhando o pé de valsa que fez história no Planalto Central.
JK sonhava com o desenvolvimento do Centro-Oeste e acreditava que, por meio das fronteiras do Entorno de Brasília, o País cresceria com maior segurança. Por isso ele construiu em Luziânia, terra de Roriz, a sua eterna Fazendinha JK.
Share on Google Plus

About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário