Logo do HTML Dog

Campanha de Vacinação contra a Polio e o Sarampo termina na 6ª; no DF

INOVARTE GRAFICA
Até 24 de agosto apenas 54% do público-alvo havia sido imunizado. Secretaria de Saúde diz que vacinas vão continuar disponíveis nos postos
Faltando três dias para o fim da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo, pouco mais da metade do público-alvo foi imunizado no Distrito Federal. De acordo com o último balanço da Secretaria de Saúde, apenas 54% das crianças receberam a vacina até o dia 24 de agosto.
A campanha começou no dia 6 de agosto e vai até a próxima sexta-feira (31). O objetivo é vacinar 152.277 crianças de 1 ano até 5 anos incompletos (4 anos e 11 meses). Na rede pública de Brasília, 120 salas de vacinação estarão abertas
Segundo a Secretaria de Saúde, até o momento não há previsão de ampliar o tempo da campanha. A partir da semana que vem, os pais ou responsáveis deverão procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para vacinar as crianças contra a polio e o sarampo.
A pasta diz que ainda não se sabe o porquê da baixa adesão à campanha. No Distrito Federal, moradores reclamaram da falta de material para aplicar a vacina e até da falta de vacinas em alguns postos de saúde.
A secretaria informou que não há falta de estoque, mas que eventualmente os materiais podem acabar antes do final do dia.
Em todo o país, o Ministério da Saúde espera vacinar 11,2 milhões de crianças e a meta é chegar a pelo menos 95% delas até o final desta semana. De acordo com o mais recente balanço divulgado pela pasta na última sexta-feira (24), 4,1 milhões ainda não receberam uma dose (38%).
"O esforço para impedir que doenças já eliminadas não retornem ao Brasil é um trabalho de toda a sociedade. Por isso, convocamos pais e responsáveis a levarem as crianças que ainda não foram vacinadas aos postos de saúde, independente da situação vacinal anterior, já que, neste ano, a campanha é indiscriminada", ressalta o ministro da Saúde, Gilberto Occhi.
A campanha tem por objetivos:
Vacinar quem nunca tomou a vacina;
Completar todo o esquema de vacinação de quem não tomou todas as vacinas;
Dar uma dose de reforço para quem já se vacinou completamente (ou seja, tomou todas as doses necessárias à proteção).
Esse tipo de campanha que inclui o reforço da dose, informa o Ministério da Saúde, acontece de quatro em quatro anos e já estava prevista no orçamento da pasta. Esse ano, no entanto, a campanha é ainda mais importante dada à volta da circulação do sarampo no território brasileiro e a ameaça da poliomielite.
Casos de sarampo
O Brasil tem 1.428 casos confirmados de sarampo em 2018. No DF, segundo a Secretaria de Saúde, o último caso registrado ocorreu em 2013 e foi diagnosticado em um viajante, ou seja, a pessoa não foi contaminada em Brasília.
Já em relação à paralisia infantil, trata-se de uma precaução, já que 312 cidades estão abaixo da meta preconizada para o controle da doença e um caso foi registrado na Venezuela em junho. Não há, contudo, casos de paralisia infantil no Brasil.
Adultos também podem se vacinar
A campanha atualmente tem como público-alvo as crianças. O Ministério da Saúde, no entanto, disponibiliza duas doses para os indivíduos entre 12 meses e 29 anos, que ficam à disposição o ano inteiro no Sistema Único de Saúde independente da força-tarefa atual para a vacianação.
Na rede pública, também é possível a vacinação gratuita até os 49 anos (nesse caso, uma dose é administrada). O governo recomenda que os adultos vão até as unidades de saúde após o fim da campanha deste ano direcionada às crianças, no dia 31 de agosto, para garantir uma dose e não sobrecarregar os postos.
Por G1
Share on Google Plus

About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário