Logo do HTML Dog

Falta de chuva aumenta massa de ar seco; máxima hoje será de 29°C


Há 55 dias sem chuvas, o Distrito Federal enfrenta a seca neste inverno com níveis muito baixos de umidade relativa do ar. Apesar das temperaturas máximas não serem muito altas, a massa de ar seco provoca esse tempo. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esta sexta-feira (13/7) será um exemplo disso: a umidade varia entre 90% a 20% - nível mais baixo da semana.

A temperatura mínima registrada na madrugada foi de 10°C. Nas horas mais quentes do dia, os termômetros não devem ultrapassar os 29°C.

Essa massa de ar seco é explicada pelo meteorologista Mamedes Luiz Mello: "Quando não vai chovendo, ela vai se intensificando. Um exemplo é pensarmos que ela comece, por exemplo, em cima do DF, mas vai expandindo ao Entorno, chegando a Goiânia e continua se expandindo. Ela prevalece neste período de inverno."

O tempo seco hoje pode castigar mais do que nos outros dias da semana, quando a umidade mais baixa em Brasília foi de 25%. Mas se por um lado é preciso tomar mais cuidados com a saúde nesse clima, por outro é possível aproveitar os dias sem chuva para sair de casa e curtir a cidade.

Saúde

Durante o inverno do DF o corpo também sente a falta da umidade. A pele e o campo respiratório, principalmente, são afetados pelo tempo seco, trazendo uma necessidade de estar sempre se hidratando, usando cremes que evitem o ressecamento e se protegendo das proliferações de doenças, comuns em locais fechados - como os ônibus ou escritórios onde nos protegemos do frio do começo da manhã com janelas fechadas. O ideal é estar sempre usando o álcool em gel para higiene das mãos, além de evitar banhos muito quentes. Otite, conjuntivite, pneumonia e sinusite são algumas das doenças comuns nesse clima de julho em Brasília. 
Share on Google Plus

About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário