Logo do HTML Dog

Estudante encontra escorpiões em seu apartamento em Samambaia

Resultado de imagem para escorpioes em samambaia
A temporada de chuva está atraindo escorpiões para dentro de casas e apartamentos no Distrito Federal. A estudante Sâmia Marques, moradora da quadra 407 norte, região nobre de Brasília, encontrou, nas últimas duas semanas, 14 escorpiões em seu apartamento. "Vivo num estado de pânico. Não pode passar um vento no meu pé que dou um pulo, assustada, achando que tem um bicho", afirmou em entrevista ao telejornal Bom Dia DF da Rede Globo, nesta quarta-feira.
Segundo informações da Secretaria de Recursos Humanos, normalmente os escorpiões habitam galerias de esgoto e de água, tubulações e restos de construção, mas como o período de chuva é sua época de reprodução, eles fogem dos alagamentos e vão para as casas e apartamentos em busca de alimento.
No Distrito Federal tem-se registro de aparecimento de três tipos de escorpiões: o preto, o amarelo pata rajada e o amarelo, sendo este o mais comum. Nas áreas urbanas do DF, os animais têm aparecido, principalmente, nas Asas Sul e Norte, além de Taguatinga e Samambaia.
Não foi constatada nenhuma morte na região por picada de escorpião, mas quem sofre o ataque pode sentir fortes dores por até doze horas. Dependendo da quantidade de veneno, a pessoa pode ter febre, náusea, vômitos e contrações musculares, segundo informações da Vigilância Ambiental.
Para evitar esta presença indesejada, as recomendações são: vedar frestas, vãos, buracos e ralos ou usar telas de proteção. Para quem mora em casa, a dica se estende a manter o quintal sempre limpo e com a grama aparada e não acumular restos de materiais de construção, que servem como abrigo.
Em caso de picada, a pessoa deve procurar o hospital mais próximo e, se possível, capturar o escorpião e levá-lo junto para ajudar a identificar a espécie. Ao encontrar um desses aracnídeos em casa, o ideal é ligar para a Vigilância Ambiental e solicitar uma visita dos técnicos, que fornecerão mais orientações.
Share on Google Plus

About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário