Logo do HTML Dog

Brasília está entre os 10 piores sistemas de transporte público do mundo, diz estudo



Morador da capital espera, em média, 28 minutos para embarcar. Governo diz que levantamento é impreciso e ignora critérios importantes.

m levantamento produzido pelo instituto de pesquisa americano Expert Market com base em dados coletados em 74 dos principais centros urbanos do mundo apontou que Brasília tem um dos 10 piores sistemas de transporte público do mundo.

Para montar a classificação, o instituto levou em consideração os seguintes critérios:

Tempo de viagem
Espera para pegar a condução
Distância total
Custo mensal do transporte relacionado ao salário médio da população

Os piores sistemas de transporte público

Posição País Cidade Nota

65º Reino Unido Londres 68.18
66º Estados Unidos Miami 72.87
67º Colômbia Cáli 75.96
68º Brasil Brasília 77.52
69º Canadá Toronto 78.56
70º Brasil Salvador 78.71
71º Turquia Istambul 81.78
72º Brasil São Paulo 83.71
73º Colômbia Bogotá 84.12
74º Brasil Rio de Janeiro 86.26

Fonte: Expert Market

Segundo a pesquisa, Brasília apresenta o segundo pior tempo médio de espera por ônibus ou metrô no mundo: 28 minutos. Apenas Salvador (33 minutos) tem situação pior.

Na questão do deslocamento médio diário por meio de transporte público, Brasília (1 hora e 36 minutos) fica à frente apenas de Bogotá, na Colômbia (1 hora e 37 minutos).

Já o valor gasto em passagens consome, em média, 5,77% da renda mensal de quem usa o transporte público – entre as cidades brasileiras, só não é pior do que Curitiba e Rio de Janeiro.

'Sem precisão'

A Secretaria de Mobilidade do Distrito Federal alegou que o aplicativo utilizado como base da pesquisa "não tem precisão nem eficácia" na capital e disse que o estudo não leva em conta outros critérios importantes.

"Nós temos linhas com 100 km. As pessoas ficam mais tempo dentro do transporte, claro, porque nós temos grandes distâncias a serem vencidas", afirmou o secretário de Mobilidade, Fábio Damasceno.

O secretário apontou que o estudo não considera critérios como integração, bilhete único, corredor exclusivo, qualidade dos terminais, treinamento dos motoristas e idade média da frota, por exemplo.

"Estão comparando cidades que transportam de 50 mil a 100 mil pessoas por dia com cidades que transportam de 1 milhão a 2 milhões por dia", disse. Fonte: G1
Share on Google Plus

About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário