Logo do HTML Dog

Rolemberg diz que não vai reduzir o ICMS dos combustiveis no DF


O governo do Distrito Federal não vai reduzir os impostos sobre o combustível este ano, disse o governador Rodrigo Rollemberg (PSB), nesta terça-feira (29). Segundo ele, a gestão está “impedida” pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

A lei afirma que os governantes do país não podem conceder isenção fiscal no período pré-eleitoral. Também determina que qualquer mudança com impacto na arrecadação tem que ser descrita, no ano anterior, na Lei Orçamentária.

Caso contrário, o governo deve informar de onde virá o dinheiro para “compensar” o impacto nos cofres públicos. Com o isso, o governador diz que vai ser “impossível” atender ao pedido da Câmara Legislativa.

Ideia dos distritais

Encabeçado pelo presidente da Casa, Joe Valle (PDT), um grupo de deputados foi ao Palácio do Buriti, na noite de segunda-feira (28), para propor ao governo uma ideia de redução no ICMS para baratear o combustível.
Essa mudança não pode ser feita na Câmara Legislativa, porque assuntos ligados à administração tributária são de “iniciativa exclusiva do governador”. Isso significa que, mesmo que os deputados conseguissem aprovar e promulgar uma lei com a isenção, o texto seria inconstitucional.
A proposta da Câmara é reduzir, pelo prazo de 60 dias, a alíquota do ICMS no etanol de 25% para 19%, no diesel de 15% para 12%, e na gasolina de 28% para 25%. A sugestão é consequência das reivindicações da greve dos caminhoneiros, que entrou no décimo dia nesta quarta.
Fonte: G1
Share on Google Plus

About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário