Logo do HTML Dog

Mãe de aluna relata surto de caxumba em escola de Samambaia


Relatos de casos de caxumba têm deixado apreensivos estudantes da Escola Classe 831 de Samambaia. A notícia se espalhou por grupos de mensagem após ao menos
10 alunos apresentarem sintomas da doença.

Relato:

"Queria fazer uma denúncia, na escola classe 831 de Samambaia está tendo um surto de caxumba , só na sala da minha filha já são 10 alunos e fiquei sabendo que tem mais um aluno de outra sala e uma professora , ontem fui falar com a diretora pedindo pra que entrasse em contato com a secretaria de saúde pra vê se eles teria alguma atitude pra não se alastra mais a resposta que tive foi que ela estava entrando em contado com a regional de ensino pedido pra cancelar as aulas da turma da minha filha".

A Caxumba é uma doença muito popular no Brasil, que ocorre na maioria das vezes durante a infância. Ela é uma infecção contagiosa e pode ser transmitida principalmente pela saliva e por objetos contendo o vírus.
Os sintomas da Caxumba podem aparecer até uma semana após o contato do indivíduo com o vírus. São eles: inflamação com inchaço das glândulas salivares, dores, sudorese, zumbido no ouvido e náuseas. Em alguns casos, pode levar a consequências graves como a surdez, a meningite e até mesmo a morte. As grávidas contaminadas podem transmitir a doença para o feto durante a gestação, o que implica em aborto na maioria das vezes.
O diagnóstico é feito com a ajuda de um médico, através da realização de testes sorológicos que comprovam a existência do vírus no corpo. Atualmente, não existe nenhum tipo de tratamento que mate o vírus, mas há medicamentos que evitam o aparecimento de sintomas.
Além de se distanciar de pessoas e objetos contaminados, a única forma de prevenir-se da Caxumba é tomar a vacina.  Quem tomou a vacina quando criança, deve reforçar com uma nova dose após os 20 anos. Assim, a pessoa estará realmente protegida. Na dúvida se já se vacinou contra a Caxumba? Tome a vacina novamente, pois não há como investigar, só pelo carimbo na Caderneta de Vacinação.
Share on Google Plus

About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário