Começa nesta sexta-feira (18) mais uma edição da festa de Pentecostes em Taguatinga. Para o evento, que ocorre no Taguaparque até domingo (20), haverá mudança de trânsito. A Secretaria das Cidades coordenou ainda outras melhorias próximo ao local.
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) vai alterar o tempo dos cruzamentos semafóricos nos seguintes locais:
- Centro de Taguatinga
- Taguacenter
- Rua das Palmeiras com a Avenida Comercial Norte
- Praça do DI com a Avenida Comercial Norte
- Praça do Bicalho com a Avenida Comercial Norte
Agentes ficarão espalhados por nove pontos de controle para as intervenções necessárias e a travessia de pedestres.
No Taguaparque, haverá estacionamento para o público em geral e um local destinado a imprensa, autoridades e pessoas com mobilidade reduzida. Além disso, uma área será reservada a ônibus, com acesso pelo Pistão Norte.
A Polícia Militar do DF demarcou uma faixa no Pistão Norte, nas proximidades do Taguaparque, para facilitar a circulação de pedestres e ciclistas nos três dias da celebração.
Dispersão ao final da festa católica
No fim da festa católica, para facilitar a dispersão dos fiéis, a terceira entrada do Taguaparque pelo Pistão Norte terá sentido único para a Colônia Agrícola Samambaia.
Na interseção com a Colônia Agrícola, será implantado um corredor de sentido único para o centro de Taguatinga e um com sentido duplo para a Via Estrutural.
O helicóptero do departamento passará informações para 20 pontos de controle no fim da noite, com o objetivo de facilitar as intervenções necessárias. Equipes de engenharia estarão nos principais cruzamentos para sincronizar o tempo semafórico.
A expectativa, segundo o órgão, é que a dispersão dos veículos ocorra em um tempo médio de uma hora. Sem o planejamento, o tempo seria de quatro horas.
Participarão da operação, por parte do Detran, 92 servidores, 40 viaturas, dois guinchos, uma empilhadeira e uma aeronave.
Mais ônibus para os fiéis que forem à celebração
As linhas de ônibus com destino a Taguatinga Centro, à Comercial Norte e ao Pistão Norte terão reforço nos três dias de Pentecostes.
Além disso, a 351.7, que faz o trajeto entre a Praça do Relógio e o Taguaparque, será reativada espacialmente para as datas. As viagens vão acontecer de acordo com a demanda, e a tarifa será de R$ 2,50.
Força-tarefa começou com antecedência
Desde o mês passado, segundo a Secretaria das Cidades, diversos órgãos do governo promovem ações integradas para melhorar o espaço da festa. As principais foram:
- 1,7 mil podas de árvores
- 61 lâmpadas trocadas
- 22,5 quilômetros (km) de meios-fios pintados
- 7 rampas de acesso compactadas
- 22 km de capina nas margens das vias
- 520 toneladas de entulho retiradas
- 34 toneladas de massa asfáltica aplicadas
- 238 metros de alambrados recuperados
- 23 faixas de pedestres revitalizadas
- 4 holofotes instalados
- 600 pneus colocados para proteger as árvores
- 8 caminhões de brita utilizados para o estacionamento
Amanhã e no sábado, a festa começará às 16 horas, e no domingo, às 13 horas. A Polícia Militar, que por questão estratégica não pode divulgar seu efetivo, também terá esquema especial para o Pentecostes.
0 comentários:
Postar um comentário